O 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari recebeu do Estado-Maior da PM em Minas Gerais a informação que a unidade é a 4ª colocada dentre 89 batalhões da Polícia Militar de Minas Gerais no ranking, ou seja, responsável por obter o 4º melhor resultado dos indicadores entre os meses de janeiro a abril de 2023! Segundo informações da Assessoria de Comunicação, um dos principais indicadores que mostram o sucesso da atuação do Batalhão é o de “Homicídios Consumados”. Essa estatística mede o número de crimes de homicídios consumados em uma determinada região, e o Batalhão tem conseguido reduzir esse indicador de forma significativa, cerca de 33,3% de redução até a presente data em relação ao mesmo período do ano de 2022.
“Cabe ressaltar, que apesar do Indicador de Reação Imediata não fazer parte da metodologia utilizada na referida classificação, este vem contribuindo de maneira significativa para os resultados alcançados, pois demostra a capacidade de resposta da Unidade com a ocorrência do crime e a prisão em flagrante de autores de Crimes Violentos”. Esse indicador mede o tempo que o Batalhão leva para reagir a uma ocorrência de crime violento e capturar o autor em flagrante. Esse tempo tem sido reduzido cada vez mais, sendo que no ano de 2022 o 53º BPM foi a unidade mais prendeu proporcionalmente autores de crimes violento em todo o Estado de Minas Gerais”, destacada a nota informativa. Outra questão apontada pela unidade da PM local é a evolução do 53º BPM na resolução dos furtos. Com a adoção de novas tecnologias e estratégias de patrulhamento, o Batalhão tem atuado de forma efetiva na prevenção e resolução desses crimes em toda a cidade de Araguari, uma redução em 2023 de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano de 2022 (janeiro a maio).
“Todas essas conquistas são frutos de um trabalho árduo, constante e comprometido dos militares do 53º BPM. Eles se dedicam diariamente para atender à população e garantir a segurança de todos. Por meio de iniciativas e projetos, a unidade tem conseguido aproximar ainda mais a polícia da sociedade, fortalecendo a confiança e aumentando a sensação de segurança nos bairros”, ressalta do comando a unidade.