Cartório Eleitoral inicia fim de semana com intenso trabalho devido às eleições
O movimento no Cartório Eleitoral de Araguari deverá ser intenso de hoje, até o findar da apuração das eleições, no domingo. A 16ª Zona Eleitoral é responsável pelas cidades de Araguari e Indianópolis
A movimentação no Cartório Eleitoral de Araguari será mais intensa a partir das primeiras horas deste sábado (1º de outubro), com o segundo dia da entrega das urnas eletrônicas aos presidentes de seções em Araguari e na cidade de Indianópolis. Os trabalhos serão iniciados 9h e irão até às 17h. A busca pela urna deverá ser maior hoje, devido ao fato de muitos presidentes trabalharem no dia de ontem. A 16ª Zona eleitoral é responsável pelas cidades de Araguari e Indianópolis. A urna eletrônica é toda equipada com informações para iniciar a votação às 8h da manhã, o término dos trabalhos depende de cada seção e se ainda existem pessoas em filas para votar. Um trabalho simples, mas, que necessita de responsabilidade das pessoas que estão servindo à Justiça Eleitoral. O Cartório Eleitoral de Araguari é dotado de uma equipe muito bem preparada para atender o cidadão e aos mesários da melhor forma possível. Em eleições, os funcionários se desdobram para colocar os serviços em dia, o que proporciona uma tranquilidade para quem precisa procurar pelos serviços do local. O mais difícil em eleição a nível estadual e federal está relacionada ao despreparo de vários eleitores. Muitos se atrapalham com a ordem de votação, ou mesmo esquecem os números dos candidatos em que desejam votar. O mais sensato por parte do eleitor seria levar os números em um papel e colocá-los na ordem de votação. Pessoas mais idosas tendem a ter mais problemas e se embaraçar nesse sentido. Os trabalhos dos mesários deverão ser ainda mais rígidos, já que uma determinação da Justiça Eleitoral orienta mesários em não deixar, de modo algum, que crianças e outras pessoas acompanhem o eleitor até a cabine de votação.
O PLEITO
E neste pleito, o eleitor terá que votar em cinco cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. No caso de Minas Gerais serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais. E ainda o presidente, governador e um senador. Como o processo eleitoral brasileiro obedece a dois sistemas distintos para cargos políticos, o majoritário e o proporcional, há algumas características diferentes para contagem de votos. A eleição majoritária é utilizada para escolher os chefes do Executivo, ou seja, o presidente da República, os governadores e os prefeitos, além dos senadores. Neste sistema, os candidatos mais votados são eleitos, considerando os votos válidos, excluídos os votos em branco e os nulos. Algumas novidades chamam atenção às eleições de outubro, uma delas já determinada pelo Superior Tribunal Eleitoral é que na cabine de votação, é vedado à eleitora ou ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.