MARIA CRISTINA DE AGUIAR ARAÚJO
FELIZ ANIVERSÁRIO A MINHA TÃO QUERIDA E ESPECIAL AMIGA MARIA CRISTINA DE AGUIAR ARAÚJO, PELA CHEGADA DA NOVA IDADE!!!
Uma das ocasiões de maior importância na vida de uma pessoa é o seu aniversário. A palavra, por si só, já tem em seu significado bem-marcado: “aquilo que se repete todos os anos”. Essa é a ocasião que marca o dia em que sua vida começou e a data exata em que sua caminhada teve início e, viver é muito mais que existir. Viver implica aprender e, para ser aprendiz, é preciso humildade.
Viver implica movimento e, não há movimento sem esforço e atrito.
A vida é dinâmica, jamais se estanca. Viver é mais do que sonhar, é realizar. É aceitar o que o tempo lhe oferece, rodear-se de amor a todo instante e inclinar-se a Deus para agradecer.
Quem vive, renasce um novo ser todos os dias e contempla a vida!!!
Que a sua vida seja sempre repleta de alegrias, que Deus a abençoe cada dia mais. Que a boa saúde lhe acompanhe sempre, tanto a do corpo como a da alma. Que a alegria decore todos os dias da sua abençoada existência lhe enchendo de felicidade. Parabéns pela chegada da nova idade a amada e linda esposa de JAIRES CARNEIRO DE DEUS ARAÚJO!!!
O PODER DA PORTA NEGRA
Era uma vez um país de Mil e Uma Noites. Neste país, havia um rei que era muito polêmico por causa de seus atos. Ele pegava os prisioneiros de guerra e levava para uma enorme sala.
Os prisioneiros eram enfileirados no centro da sala e o rei gritava:
– “Eu vou dar uma chance para vocês. Olhem para o canto direito da sala.”
Ao olharem, os prisioneiros viam alguns soldados armados de arco e flechas, prontos para ação.
– “Agora”, continuava o rei, “olhem para o canto esquerdo”.
Ao olharem, todos os presos notavam que havia uma terrível Porta Negra de aspecto dantesco. Crânios humanos serviam como decoração e a maçaneta era a mão de um cadáver. Algo horripilante só de imaginar, quanto mais para ver.
O rei se posicionava no centro da sala e gritava:
– “Agora, escolham: o que vocês querem? Morrerem cravados de flechas ou… abrirem rapidamente aquela Porta Negra e entrarem lá dentro enquanto eu tranco vocês? Agora, decidam, vocês têm livre arbítrio, escolham…”
Todos os prisioneiros tinham o mesmo comportamento: na hora da decisão, eles chegavam perto da terrível Porta Negra de mais de quatro metros de altura, olhavam para os desenhos de caveiras, sangue humano, esqueletos, aspecto infernal, coisas escritas do tipo: “Viva a morte”, etc, e decidiam:
– “Quero morrer flechado”…Um a um, todos agiam assim: olhavam para a Porta Negra e para os arqueiros da morte e diziam para o rei:
– “Prefiro ser atravessado por flechas a abrir essa Porta Negra e ser trancado lá dentro.” Milhares optaram pelo que estavam vendo: a morte feia pelas flechas.
Mas um dia, a guerra acabou. Passado algum tempo, um daqueles soldados do “Pelotão da Flechada” estava varrendo a enorme sala quando eis que surge o rei. O soldado, com toda reverência e meio sem jeito, perguntou:
– “Sabe, ó Grande rei, eu sempre tive uma curiosidade, não se zangue com minha pergunta, mas… o que tem além daquela Porta Negra?”
O rei respondeu:
– “Lembra que eu dava aos prisioneiros duas escolhas? Pois bem, vá e abra a Porta Negra.”
O soldado, trêmulo, virou cautelosamente a maçaneta e sentiu um raio puro de sol beijar o chão feio da enorme sala. Abriu mais um pouquinho a porta e mais luz e um gostoso cheiro de verde inundaram o local. O soldado notou que a Porta Negra abria para um caminho que apontava para uma grande estrada. Foi aí que o soldado foi perceber que a Porta Negra abria para a liberdade.
Todos nós temos uma Porta Negra dentro da mente. Para uns, a Porta Negra é o medo do desconhecido. Para outros, é um cliente difícil, ou uma frustração qualquer do tipo medo de arriscar, medo de assumir, ou medo de se relacionar, ou medo de ser rejeitado, ou medo de inovar, ou medo de mudar ou medo de voar mais alto. Para alguns, a Porta Negra é a incerteza que a falta de preparo atemoriza. Ou uma trava imaginária que as inseguranças da vida fabricaram durante a educação. Mas, se você pode perder, você pode vencer. Se der um passo além do medo, você vai encontrar o raio de sol entrando em sua vida. Não se apavore com as aparências da era do caos que um mundo globalizado nos traz. Não se desespere com a crise. Decida avançar sem medo. Decida triunfar. Decida ser mais feliz, você nasceu para isso!!!
Fique com Deus e tenha um radiante e abençoado dia!!!
– DESCUBRA O QUE OS GESTOS DOS HOMENS REVELAM!!!
Seu amor não para de se mexer e desviar o olhar quando vocês conversam. Ele não fala o que sente, mas você está desconfiada. Saiba como traduzir os pequenos gestos que os homens fazem e decifre os segredos dele.
- Ele tem algo a confessar – Inclina o corpo para frente com os ombros levemente caídos e fica olhando para o nada, mirando em algum ponto que está acima de sua cabeça. Pode ser que seja apenas um pedido que ele tem a fazer, mas é bom descobrir. Para conseguir arrancar alguma coisa dele tente dizer algo do tipo “Estou sentindo que você quer me dizer alguma coisa”.
- Ele está muito bravo – Fica com as mãos cerradas, muda a expressão facial e mantém um olhar distante. Nesse caso, é bom ir direto ao assunto e falar: “Percebi que você está irritado. Qual é o problema?”
- Ele está bastante estressado – Nesta situação, ele não pára de mexer no cabelo ou passar as mãos na cabeça. Ficar mexendo na roupa ou em algum outro objeto também sugere a mesma coisa. Para ajudá-lo, faça ele se distrair e tirar os problemas da cabeça.
- Ele se sente inseguro – Posiciona as mãos embaixo das pernas, sentando-se sobre elas. Para tentar acabar com este sentimento, faça vários elogios e demonstre todo o carinho que sente por ele.
- Ele está mentindo – Cobre a boca com a mão quando fala e coça o nariz e as orelhas. Se você perceber estes gestos, fique esperta. Uma saída é dizer que ele pode ser honesto e dizer o que precisa ser dito.
- Ele está querendo se livrar de você – Ele não para de olhar para os lados e evita os contatos físicos. Sentar-se afastado, com a cabeça e o tronco reclinados para trás também pode ser um sinal de que ele cansou de você. Neste caso, tente ignorá-lo por algum tempo, assim pode ser que ele tome uma atitude e diga alguma coisa.
(* Se você quiser conferir mais dicas ou saber mais sobre linguagem corporal consulte o livro: Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal)
– FLORES SÃO SEMPRE UMA DEMONSTRAÇÃO DE CARINHO. USE E ABUSE, SEMPRE!!! Flores estão sem dúvida na lista dos presentes mais gostosos de dar e também de receber. E são sempre uma demonstração de carinho. Hoje, acabou-se o preconceito: os homens também podem receber flores sem problema. E, para que elas exerçam exatamente o efeito desejado, é bom saber como, quando e quais flores mandar em cada ocasião: Depois de um encontro especial mande flores: é um gesto inequívoco de elegância e carinho. Pode não ser obrigatório, mas é uma gentileza insuperável. As rosas vermelhas têm um significado todo especial: paixão. Por isso, só mande rosas vermelhas se for para alguém por quem você está muito interessado, ok???
– PRAXES DA VIDA… Existe uma antecedência relevante para se enviar um convite, tudo depende da formalidade do evento. Um convite formal deve ser enviado quatro semanas antes do evento, um convite para um casamento deverá ser enviado dois meses antes da data. Quanto menos formal for o evento menos tempo é requerido para enviar o convite. Não se sinta obrigado a comparecer a um evento ao qual você foi convidado em cima da hora. Convite de última hora é de extrema deselegância, ok???
– FALARAM MAL DE VOCÊ??? Uau… Já sei!!! O que você mais quer neste momento é ir lá, pôr o dedo bem na cara de quem falou, mandar ele repetir, provar e ser muito gente para falar de você. Acertei? Mas sabe o que esta pessoa mais quer? É te tirar do lugar que Deus te colocou, é fazer com que você tenha atitudes que não pertencem a seu caráter, é fazer com que a ira te domine ao ponto de você agir e se arrepender amargamente depois.
Ei, psiu, quer um conselho??? Fica na sua, não se justifique, não entre nesta armadilha. Pois ainda que se levantem contra ti, há um Deus a seu favor, que zela por ti.
Ame mais e deixa que a boca do leão é Deus quem fecha.
SILÊNCIO NÃO É COVARDIA, É SABEDORIA DE QUEM APRENDEU A CONFIAR EM DEUS, OK???
– EVITE A PROCRASTINAÇÃO – RECONHEÇA O QUE O DISTRAI E ELIMINE A AMEAÇA!!! “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. O ditado popular é comumente repetido no dia a dia, mas é mais difícil de colocar em prática do que imaginamos. O hábito de adiar ações e decisões faz da procrastinação um problema que vai além da preguiça. O procrastinador até tem a intenção de agir, mas, na hora, se perde na própria deliberação e dá desculpas para justificar um atraso desnecessário e potencialmente prejudicial. Isso faz com que o problema tenha sua origem não no racional, mas sim no emocional. Embora possamos saber intelectualmente o que devemos fazer agora, não temos vontade de fazer isso. Assim, o procrastinador prefere se sentir bem no momento – fazendo outras coisas de seu interesse, para se preocupar com o relevante depois. Como o artigo afirma: “ele ganha no curto prazo, a dor em longo prazo.”
Há três razões básicas para procrastinar. Em primeiro lugar, costumamos adiar ações a que somos avessos. O problema é que na vida lidamos diariamente com tarefas que preferimos não fazer, mas que precisam ser feitas.
Em segundo lugar, muitas vezes procrastinamos porque nossas intenções são anêmicas, ou seja, são vagas e fracas. De acordo com o artigo, para alguns, as intenções mal definidas são parte do problema, parte “do auto boicote”. Nós realmente não sentimos vontade de fazer a tarefa e, por isso, fazemos declarações vagas como “Eu vou conseguir isso esta semana” ou “eu vou fazer isso mais tarde”. É impossível regular o comportamento contra essa norma mal definida.
Em terceiro lugar, estamos facilmente distraídos, e alguns de nós somos muito impulsivos. Pensamentos como “isso só vai me tomar um minuto” levam a ações como verificar o e-mail pessoal, atualizar a página do Facebook, encontrar aquela receita entre outros, que acabam com a produtividade diária. E em um mundo cada vez mais ditado pela economia da atenção, temos que ter cuidado de como investimos em nós mesmos.
Para solucionar ou remediar o problema, é sugerido:
1. Comece uma tarefa a qualquer hora ou lugar. No momento em que você pensar que vai se sentir melhor fazendo isso mais tarde, ou que trabalha melhor sob pressão, reconheça que está prestes a procrastinar”.
2. Não pense a longo prazo: tenha em vista pequenos progressos. Estabelecer um limiar baixo para a tarefa gera mais motivação até você perceber que a tarefa não é tão ruim quanto você pensava.
3. Transforme intenções fracas em planos eficazes: passe a ver a conclusão de uma tarefa como uma estratégia para atingir o objetivo – na situação X, vou fazer comportamento Y para alcançar subobjetivo Z.
4. Reconheça o que o distrai e elimine a ameaça: desconecte-se das redes sociais, ou de outras fontes de distração enquanto realiza a sua tarefa.
Atuar em tempo hábil na execução de tarefas requer uma escolha ativa e o exercício da vontade. Reconheça o problema e siga em frente fazendo o que você pretendia, tornando-se a pessoa que você quer ser, ok???
– FELICIDADE: ADOTE ATITUDES QUE ELEVAM ESTE SENTIMENTO!!! Qual a relação entre dinheiro e felicidade? Contrariando a ideia de que quanto mais, melhor, uma nova pesquisa feita pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriu que não precisa ter uma carteira farta para ser feliz, mas de uma condição financeira estável. A explicação é simples: de acordo com os pesquisadores, uma renda muito pequena evidencia problemas emocionais associados a aborrecimentos, como doenças, solidão e divórcio.
Estado de contentamento, alegria, euforia e de satisfação íntima… isso tudo caracteriza o sentimento de felicidade. Mas, saiba que com algumas atitudes simples você consegue ficar mais próximo desse sentimento que faz tão bem e o melhor é que você não precisa gastar um centavo. Confira sete pequenos hábitos que você pode começar a fazer agora:
• APROXIME-SE DE QUEM VOCÊ GOSTA – Você é o principal responsável pela sua felicidade, porém, as pessoas que estão a sua volta te fazem rir, te dão apoio, carinho e, por isso, ajudam e muito o nosso dia a dia a ser mais colorido. E não é só isso. Nossos amigos agem como uma rede de sustentação que alivia as nossas quedas. A eles pedimos e damos conselhos, quando não sabemos o que fazer. Pedimos e damos colo e ombro para chorar. Essas experiências são valiosíssimas porque fazem com que nossa dor seja validada. Por isso, não se esqueça nunca: nenhum homem é uma ilha. Procure manter seus amigos e sua família sempre por perto.
• PARTICIPE DE UMA CAUSA – De acordo com a pesquisa americana, o fator campeão de bem-estar é a religião, pois quem vai a igreja faz amigos por lá e compartilham de uma crença e objetivos comuns. Mais do que ser religioso, é importante ter uma causa, um motivo pelo qual você lute e acredite. A troca de informação e a convivência com outras pessoas que partilhem de opiniões parecidas e defendem causas semelhantes tem um impacto positivo e se torna mais um caminho para a felicidade.
• CUIDE DA SUA SAÚDE – Comer melhor, dormir bem, movimentar o corpo, afastar o estresse, tudo isso são hábitos que favorecem a longevidade. Basta vontade de mudar. Hábitos saudáveis são capazes de melhorar a qualidade de vida e muito mais: fazem com que a pessoa fique otimista diante da vida. Os bons hábitos alimentares também promovem uma onda de bem-estar e boa saúde. Sem uma alimentação equilibrada o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade e mau humor. Além do risco da obesidade e doenças cardiovasculares. Tudo isso é impeditivo para o estado de felicidade.
• NÃO ASSUMA TUDO SOZINHO – Carregar o mundo nas costas traz dor, cansaço, desgaste e só. Quem tem o hábito de fazer isso precisa ficar atento e procurar alternativas para dividir as tarefas com as pessoas que querem e podem te ajudar. De nada adianta fazer tudo sozinho e ficar sem tempo para você mesmo. Divida seus problemas e funções, peça e aceite ajuda, trabalhe com prioridades. Diante das situações, avalie e escolha sempre as melhores alternativas, aquelas que mais te interessam e são emergenciais. Deixe o que é menos importante para depois, lembre-se sempre que somos humanos e, portanto, limitados. Não conseguimos fazer tudo sempre.
• APRENDA A ACHAR SOLUÇÕES – O estresse vem quando estamos com o corpo e a mente sobrecarregados. Ele traz pensamentos negativos que, em menor ou maior medida, afetam o jeito como encaramos a vida. Ninguém é feliz 100% do tempo, os problemas sempre surgem e, em certa medida, são bons para “pregar os pés no chão”. Porém, o segredo é encará-los de frente, não deixando que eles causem desgastes. Não gaste o seu tempo e a sua mente preocupando-se com os problemas. Em vez disso, ocupe-se trabalhando neles para resolvê-los e use sua mente com pensamentos positivos e um sorriso no rosto.
• COBRE MENOS DE SI MESMO – Gostar de si mesmo é essencial para o bem-estar. Para que estejamos bem, é necessário que estejamos sintonizados com nós mesmos. Na prática, isso significa relativizar a importância de tudo que nos atinge de fora para dentro. É preciso aprender a ficar, dentro do possível, imune aos golpes que a vida nos desfere vez por outra. Para isso, precisamos aprender a cultivar e a expressar nosso próprio modo de ser e apreciar a vida sendo do jeito que somos, sem procurar agradar a todos, até porque isso é impossível.
• VIVA O PRESENTE – Muita gente se envolve em planos para o futuro de tal forma que acaba vendo a vida passar rapidamente. Esse tipo de atitude adia a felicidade e para que? Muitas vezes nos frustramos por passar muito tempo programando um futuro que não acontece exatamente do jeito que sonhamos. As pessoas mais felizes aprenderam a moldar seus sonhos, a viver no presente. São as que entenderam que o futuro é a ressonância do hoje. Lembre-se que a felicidade não é um estado permanente, que se atinge e lá se fica. Ela vem e volta, e é normal que isso aconteça. O principal é fazer com que mais momentos felizes entrem em nossa vida. E saber lidar com os altos e baixos.
-A VIDA FICA MAIS LEVE QUANDO A GENTE PREFERE FLORIR, EM VEZ DE FERIR!!! Ninguém consegue ser feliz tornando o outro infeliz; ninguém consegue sorrir causando lágrimas nas pessoas; ninguém há de ficar tranquilo ferrando a vida das pessoas à sua volta.
A vida fica mais leve quando a gente prefere florir, em vez de ferir!
Viver é um exercício diário de calma, paciência e tolerância, uma vez que nossos dias são compostos por muitas dificuldades e nossos relacionamentos encontram vários entraves ao longo dos dias. Embora já estejamos cansados de saber, nunca será demais lembrarmos que é necessário que nos tranquilizemos, que apaziguemos as lutas travadas em nosso corpo e em nossa alma, caso desejemos sobreviver com mais serenidade e qualidade de vida.
Também não poderemos esquecer de que grande parte de nossa calma e de nosso equilíbrio deverá partir sempre de dentro de nós. O exterior, as pessoas de fora, os acontecimentos à nossa volta, tudo o que independe de nossas vontades, enfim, causarão muitos dissabores, trarão quebras de expectativas, tomarão de volta o que pensávamos ser nosso, ou seja, às vezes cairemos por rasteiras do que foge ao nosso controle. A gente ferra muito com a própria vida, mas tem muita gente que acaba nos ferrando também.
É muito comum dizerem que a felicidade depende somente de nós, que somos nós os causadores de nossas mazelas, no entanto, muita coisa que vem nos derrubar e contrariar parte de outras pessoas, ou mesmo vem num redemoinho de acontecimentos incontroláveis dessa vida improvável. Mesmo que tenhamos um propósito absurdo de sermos felizes, nosso caminho jamais estará isento de pessoas e de acontecimentos que teimam em nos empurrar para baixo. E isso esgota, cansa, escurece a nossa alma.
Por essa razão, o melhor que temos a fazer é manter uma postura positiva, um comportamento ético e solidário, sem cair na tentação de trilhar os caminhos mais fáceis da desonestidade, da corrupção, da degradação moral, da desconsideração pelo outro, do egoísmo que passa por cima de qualquer um. Porque ninguém consegue ser feliz tornando o outro infeliz; ninguém consegue sorrir causando lágrimas nas pessoas; ninguém há de ficar tranquilo ferrando com as pessoas à sua volta.
Já temos tantos aborrecimentos com os quais precisamos lidar diariamente, são tantos tombos acumulados ao longo de nosso caminhar, tantas decepções, lágrimas e dor. De que, então, servirá qualquer atitude maldosa de nossa parte? O que ganharíamos nos tornando amargurados, rancorosos e sementes de dores a serem espalhadas por aí? Sejamos nós o equilíbrio em meio às tempestades, a luz que vence a escuridão, o amor que conforta e acolhe. O bem que disseminarmos, afinal, também se refletirá em nossas vidas e na vida de quem caminha conosco e é dessa forma que não nos demoraremos nas noites frias que virão.
– UAUUUUU…. EXTRAVAGANTES CURIOSIDADES!!!