Tops

ZÉ VITOR

TODAS AS BÊNÇÃOS E GRANDES REALIZAÇÕES AO DEPUTADO FEDERAL ZÉ VITOR!!!

Aniversariar é apropriar-se da sabedoria que vem de Deus!!! É o tempo que passa, é o lecionar da vida. Não é mera cronologia, adicionar de anos… É multiplicar possibilidades! Na cartilha da vida aprendemos que as pedras do caminho, não são para tropeçar nem ferir. São para construir, esculpir, pavimentar!!!  Na leitura das nossas primaveras, verões, outonos e invernos, assimilamos o quanto tudo é passageiro e quão inútil é se aclimatar às lamentações, revoltas, desesperanças… A vida não pode conspirar positivamente, para quem vive a sabotar o bom ânimo, a confiança, o otimismo.

Aniversário é a graça de Deus nos dando uma nova página para traçar, riscar, rabiscar, escrever, reescrever… Eis a lida, eis a vida, eis a arte do viver. O destino está escrito, mas não pronto. É rascunho! É de próprio punho que essa biografia se faz. Reeditando, revisitando, reescrevendo, se preciso for. Cada um é autor e protagonista dessa obra interceirizável, intransferível.

Aniversário é uma boa oportunidade para mergulhar nesse acervo de vivencias, resgatar memórias e projetos, arquivar problemas insolúveis, descartar inutilidades, reciclar ideias antigas, reinventar probabilidades. É viver!

Que Deus ilumine cada vez mais sua vida e por favor, não desanime em meio a tanta tormenta que virá. Confiamos em você!!!

– ELEGÂNCIA: A SUTIL ARTE DE COMBINAR SIMPLICIDADE, EDUCAÇÃO E DISCRIÇÃO!!!

Gosto de gente simples de pé no chão. Gente que aprendeu que luxo não se trata de afetação, ostentação ou presunção. Gente que sabe que elegância não é esnobismo ou arrogância. Elegância é, antes de tudo, saber se comportar com uma simplicidade sofisticada e uma sabedoria discreta perante a vida.

Coco Chanel dizia: “Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe”. Eu, igualmente, acredito que ser elegante vai muito além de conhecer e assimilar regras cerimoniais ou juntar dinheiro para comprar uma jóia cara. Ser elegante é adquirir um conjunto de bons hábitos que revelam uma civilidade harmoniosa por dentro e por fora. É aprender agir com cortesia, empatia, gentileza, cuidado, educação e discrição. É descobrir o quanto é vulgar lavar roupa suja em praça pública; cuspir no prato em que comeu; participar de fofocas e boca a boca; fazer discursos inflamados sobre política e religião; assediar sem consentimento; criticar mais que elogiar; fazer diferença entre as pessoas; exagerar na roupa transparente, no tom de voz, na vontade de aparecer e na obscenidade.

Engana-se quem pensa que o contrário de luxo é a escassez de bens e recursos. Luxo é se despir de excessos. É descobrir que você não precisa exagerar na maquiagem, no brilho da roupa, no tom de voz, na quantidade de perfume, no filtro da selfie, na indiscrição. Luxo é conhecer seu lugar, não invadir a privacidade alheia, respeitar os limites (seus e dos outros), ser polido e refinado. Luxo é saber ser sofisticado na simplicidade, não desperdiçar, não esbanjar, não ostentar. Luxo é prestar atenção às próprias maneiras, e, na dúvida, agir com mais sobriedade que vulgaridade.

Pessoas elegantes não precisam impressionar ninguém, e por isso agradam a si mesmas em primeiro lugar. Não necessitam ostentar o último modelo de celular, não se incomodam em repetir vestidos, não competem pelo número de curtidas na última foto da viagem. Pessoas elegantes investem mais no brilho do olhar que na plástica das pálpebras, mais na naturalidade do sorriso que no preenchimento dos lábios, mais no caimento da vestimenta que na etiqueta famosa bordada na lapela.

A monarquia britânica, com suas Kates, Meghans e Rainha Elizabeth são referência de elegância e sofisticação para o mundo todo, não somente pela fortuna, mas, acima de tudo, pela classe, discrição, educação e ausência de excessos. A maquiagem sóbria de Meghan Markle e o hábito de Kate Middleton de repetir suas vestimentas vieram reforçar a ideia do quanto é bonito, fino, clássico, elegante e muito sofisticado adotar um estilo sóbrio, desprovido de exageros e despropósitos. É como diz o velho ditado: “menos é mais”.

A elegância está no comportamento, e não na posse disso ou daquilo. Já vi muita gente desprovida de recursos ter gestos nobres, e muita gente endinheirada ser extremamente desagradável e mesquinha. Isso me dá a certeza que não se mede grandeza por riqueza nem elegância por aparência.

A compreensão de que, se houver educação e essência, a elegância chegará com a maturidade e o bom gosto. Pois como dizem por aí: “O mais importante não é ter, e sim ser…”!!!

– DICAS PARA ESPANTAR A RAIVA!!! A nossa energia influencia diretamente nas nossas conquistas e nas nossas relações. Contudo, por mais que a maioria das pessoas tenha consciência disso, ainda alimentamos sentimentos ruins dentro de nós. A raiva é um deles e, talvez, o mais prejudicial.

Quem nunca sentiu raiva do chefe, de um amigo, do parceiro, de um parente próximo e até de si mesmo? Seja por atitudes que condenamos, por falta de atitudes que esperamos ou por estresse inerente a uma relação, a raiva surge dentro de nós e. cabe a cada um, saber controlá-la ou não.

Confira cinco dicas que vão te ajudar a espantar a raiva!

1 – Medite diariamente – Por mais difícil que pareça, ao primeiro sinal da raiva, é preciso respirar fundo. O que você tem que ter em mente é que ninguém é mais prejudicado com este sentimento do que você mesmo. Praticar meditação diariamente, nem que seja só mentalizar em silêncio, já pode te ajudar bastante!

2 – Permita-se extravasar – Às vezes, parece tarde para controlar um sentimento. Quando nos damos conta, ele já invadiu a nossa mente e dominou o nosso corpo. Neste momento, por mais que pareça errado, você precisa extravasar. Grite, coma algo fora de sua dieta, bata no travesseiro, enfim, encontre uma alternativa que mais se encaixe no seu perfil.

3 – Conte com a ajuda de objetos – Se a gente reparar, a raiva é sempre o reflexo de algum momento difícil pelo qual estamos passando. A nossa falta de paciência com o mundo e insatisfação pessoal é que culminam neste sentimento. Por isso, se você estiver passando por um momento complicado, ande sempre com uma pedra Alexandrita dentro da bolsa e opte por roupas de cores claras, que não sobrecarreguem suas energias.

4 – Busque a positividade dentro de você – Nada melhor para combater a raiva do que cultivar os sentimentos bons. Sempre que passar pela sua cabeça pensamentos ruins, de vingança, ódio e ira, tenha uma atitude positiva, como dizer a alguém o quanto o ama, doar algum objeto do seu armário ou ajudar alguém que precise de seu ombro. Isso poderá não só espantar a raiva, mas, também, transformar o seu dia.

5 – Conte com a ajuda desta simpatia – Na primeira noite de Lua cheia, acenda uma vela de sete dias branca e, embaixo, coloque um pires branco com um quartzo transparente. Durante 30 minutos, mentalize sentimentos bons e peça pela harmonia de sua alma. Após os sete dias, enterre o resto da vela e o pires em um vaso de girassol e passe a carregar a pedra para onde quer que você vá!

– SEGREDOS DAS PESSOAS QUE NUNCA ADOECEM!!!

As respostas estão no livro Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes, recém-lançado nos EUA. Em suas andanças, Stone percebeu que cinco povos eram os mais saudáveis: a Barbagia, na Itália; Okinawa, no Japão; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a Península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria. Outro americano, Dan Buettner, escreveu sobre o tema em um livro que virou best-seller: Blue Zones: lições de pessoas que viveram muito para quem quer viver mais.

Ambos os autores nos ajudaram a traduzir as experiências dessas pessoas.

Confira as dicas eficazes:

  • Beber água mesmo sem ter sede – A água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins. Sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados.
  • Ir ao dentista regularmente – A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina. O tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças.
  • Ingerir mais nozes – Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos.
  • Temperar com alho – Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas.
  • Comer mais frutas – Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas. A prática foi observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é fácil entender o porquê. Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados.
  • Aprender a planejar – A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. Ela afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora.
  • Fracionar a dieta – Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.
  • Aproveitar o contato com a natureza – Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore… Pratique essa terapia sempre que possível, já que ela é altamente relaxante. A vegetação transfere umidade ao ar e, portanto, o ambiente fica ionizado negativamente. Isso provoca uma reação química no organismo, gerando uma sensação de muita calma.
  • Levantar peso – A idéia não é apenas ficar forte. Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas.
  • Ser um voluntário – Se você ainda não conseguiu um tempo para isso, é bem provável que não tenha encontrado a causa certa. Quando se apaixonar de verdade por um trabalho social, acabará colocando-o na lista de prioridades.
  • Celebrar a vida – Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que têm para festejar tudo e todos.
  • Cultivar a sua fé – A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis.
  • Encontrar a sua tribo – Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias. Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida.
  • Ser agradável – Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O autor Dan Buettner é quem responde: “Para isso, é preciso ser interessado e não apenas interessante. Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de falarem apenas de si mesmas”.
  • Apostar nos integrais – Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos. Quer um bom motivo para fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados oferecem um aporte muito maior de nutrientes.
  • Pensar na sua vocação – Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de trabalho seja capaz de fazê-lo sentir-se realizado. Por último, saiba que aquele que se empenha em uma carreira para a qual há um sentido profundo, além da manutenção da renda, se sente mais motivado a investir na atualização dos conhecimentos. E estudar, como já vimos, é um santo remédio para o cérebro.
  • Ter atitudes positivas – As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida.
  • Estudar sempre – Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas. Exercitar o cérebro vai deixá-lo mais protegido contra doenças. Na prática, isso significa um risco menor de limitações físicas, mesmo se algo der errado porque, nesse caso, a recuperação será muito melhor.
  • Ter um dia só para você – Os Adventistas do Sétimo Dia que vivem em Loma Linda, na Califórnia, recolhem-se em suas casas aos sábados e aproveitam a ocasião para meditar e orar. E esse parece ser mais um bom hábito que poderíamos nos esforçar em copiar. Afinal, essas pessoas vivem de cinco a dez anos mais que o resto da população americana.
  • Ouvir a sua música – A musico terapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita interessante para quem quer tirar proveito da terapia da música. “Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral”, ensina a especialista.
  • Respirar com consciência – Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo.
  • Curtir os animais – Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a oportunidade de tocá-los. O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam.
  • Ser muito mais ativo – Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. De preferência, concentre-se em atividades que também lhe dão prazer, e os benefícios serão maiores.
  • Investir no ômega-3 – Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose.
  • Controlar o álcool – A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado.
  • Brincar com as crianças – É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional. E todos esses aspectos estão associados à longevidade. Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo de afinidade com os pequenos.
  • Construir o próprio jardim – Mexer com plantas e flores pode ser um hobby interessante e saudável, desde que você realmente consiga tirar prazer da atividade. Esse tipo de passatempo é muito válido para prevenir o estresse, tanto quanto fazer trabalhos manuais ou cozinhar. Só não pode virar rotina e obrigação. Se a pessoa tem que cozinhar ou cortar a grama todos os dias, por exemplo, isso passará a representar, na vida dela, mais uma fonte de tensão. E aí os benefícios não virão.
  • Desfrutar do sol – Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo.
  • Perdoar mais – “Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas. Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos.
  • Dar uma chance à laranja – Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol.
  • Alongar o corpo todo – Os problemas mais freqüentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos.
  • Cochilar após o almoço – Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.
  • Priorizar as pessoas amadas – Este é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones. Eles contam com famílias fortes e se apoiam mutuamente. Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas.
  • Esquecer do sal – A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias. Para passar bem longe desse drama, vale cortar o sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a preparação, para colocá-lo apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso. Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados.
  • Praticar sexo com prazer – A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.
  • Criar um tempo para a família – A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento de tempo e atenção. Mas como encontrar períodos livres para dedicar a essas pessoas todo o carinho que merecem?
  • Usar as dicas diariamente – Caminhar só aos finais de semana ou encontrar mais tempo para os amigos apenas nos períodos em que a rotina de trabalho sossega um pouco podem ser um bom começo, na tentativa de transformar a sua vida para melhor. É preciso, porém, garantir que mudanças pontuais se transformem em hábitos, para colher resultados significativos no que diz respeito à saúde e à longevidade. O que diferencia é a disciplina, porque usam seus segredos diariamente, ou seja, fazem da boa saúde uma prioridade.

– FRUTAS SECAS, UMA ÓTIMA PEDIDA!!! Muitos apreciam as frutas secas, seja pra comer de sobremesa, depois da prática de exercícios físicos, nos lanches ou apenas para matar a vontade de comer doce.

A época delas está se aproximando, dificilmente você passará pelas festas de final de ano sem vê-las na mesa, seja como aperitivo, na decoração de pratos, incluídas em preparações culinárias doces e salgadas, dando um toque todo especial. Afinal quem resiste a uma farofa com uva passa ou uma deliciosa sobremesa com ameixa seca??? Banana, damasco, uva, tâmaras, ameixa, estas e outras frutinhas fornecem vitaminas e minerais e são ótimas para repor a energia rapidamente. Para quem deseja emagrecer, substituir os doces elaborados, com chocolates, bolos, pavês, tortas, por frutas secas é uma boa opção, pois você estará consumindo menos calorias, colaborando com a eliminação de peso.

– LINGUAGEM СORPORAL NOTURNA: O QUE A POSIÇÃO DO SONO PODE DIZER SOBRE A PERSONALIDADE DE UMA MULHER!!!

A linguagem corporal, tipo expressões faciais, gestos e postura,  contém 80% de informação sobre uma pessoa e são causadas por impulsos subconscientes que são impossíveis de falsificar. Isso também inclui a postura durante o sono. O jeito que dormimos pode dizer muito sobre nós, ele reflete a nossa natureza, a nossa personalidade e nossos estilos de vida e comportamento.

Então, vamos descobrir as diferentes posturas do sono e o que elas podem nos dizer sobre nós.

1. DE BRUÇOS – Se você dorme de bruços com os braços estendidos para os lados, ou ao contrário, com os braços debaixo do travesseiro, isso significa que você é amigável e aberta com as pessoas. Você sabe reunir as pessoas ao seu redor e geralmente é o centro das atenções. Você confia no mundo, e em troca, o mundo cuida de você. Talvez o seu único pequeno defeito seja ser muito sensível.

2. VOCÊ PEGA NO SONO COM UM BRINQUEDO NOS BRAÇOS – Você precisa abraçar alguém ou algo para dormir? Isso significa que você é uma pessoa muito crédula. Está aberta ao mundo. Talvez, às vezes, até demais. Confiar muito nas pessoas pode, vez ou outra, te trazer algumas frustrações. Além disso, dormir desse jeito sugere que as pessoas podem contar e confiar em você. Você sabe como guardar segredos.

3. DE COSTAS COMO UMA TÁBUA – Esta postura mostra que você é uma pessoa calma, privada, e às vezes, fechada. Você é muito cuidadosa com as pessoas e não confia nelas de imediato. Mas se elas merecerem a sua confiança, você será um amigo para toda a vida. Esta postura também indica que você possui pouca autoestima,

4. SOBRE O SEU LADO DIREITO – Esta postura indica que você é uma pessoa calma e comedida. Você pode se controlar. Mesmo em situações críticas você é capaz de permanecer calma e nunca entra em pânico. As pessoas ao seu redor têm muita sorte em ter alguém como você — amigo/colega. Você é muito confiante, às vezes, demais. Por causa disso, quando lida com pessoas, você espera que elas também sejam assim.

5. NA POSIÇÃO FETAL – Esta é a posição típica das pessoas que são fortes por fora e sensíveis por dentro. Manter os joelhos levemente dobrados, significa que você é uma pessoa honesta e equilibrada que possui um bom entendimento sobre os outros. Se os joelhos estiverem mais dobrados, significa que você tem uma mente bastante prática. As pessoas que gostam de dormir de lado, estão tentando construir em suas vidas a base sobre a qual elas possam desenvolver as suas atividades.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo