DIÁRIO DE UM BICHO
RETROSPECTIVA ANIMAL/ 2022
Quantas lutas, acontecimentos, investimentos, resgates e socorro na causa animal que nos toca, nos emociona em cada dia, e que muitas vezes nos faz sentir impotentes e frustrados por não poder fazer tudo o que queremos de bom para eles – os nossos amigos de 4 patas, de asas, e outros…
Desde que o ano de 2020 começou e veio o COVID os animais também sofreram as consequências da epidemia que causou 700 mil mortes no país.
DESEMPREGO. ABANDONO DE ANIMAIS
Muitas pessoas perderam seus empregos devido ao COVID. Lojas e empresas e escolas fecharam devido ao perigo da contaminação. E o orçamento financeiro de cada família não comportava mais as despesas dos cuidados e alimentação dos animais, que foram, muitos, abandonados nas ruas.
PROTEÇÃO DOS ANIMAIS
Para proteger os Animais de rua os protetores tiveram que levar ração e água e nas praças e ruas e tentar adoções com divulgação pelas redes sociais por não poderem fazer aglomerações em nenhum lugar. Pra conseguirem verbas a mais, fizeram rifas e encontros online, lives e vendas de Bazar de roupas e outros.
Assim caminhamos todos pra socorrê-los do abandono e da fome. Período difícil e triste para todos.
PÓS COVID
Já no Pós COVID em 2022 foi possível agendar uma reunião da APROAMA- Associação de Proteção aos Animais e Meio-Ambiente de Araguari e dos protetores independentes com o Deputado Estadual Raul Belém e sua equipe e reivindicarmos uma verba para a reforma do Canil Municipal com maior espaço para acolhimento e tratamento dos animais abandonados. Uma reunião realizada com sucesso e devido a intervenção do deputado foi liberada uma verba de 200 reais depositada e agora usada para a reforma que já foi iniciada. Parabéns a todos os envolvidos.
OCORRÊNCIAS
Cães espancados, mortes inexplicáveis, abandonos devidos a festas de Natal e fim de ano, e férias, crueldades através de usuários de drogas, gatos jogados no lixo, caça aos pássaros, periquitos e animais silvestres, e abandono de cães nas estradas. Cavalos maltratados, com cargas pesadas, além do peso permitido, espancados com chicote, sem a proteção devida nos cascos, e abandonados nas ruas quando ficam doentes.
PROJETOS ESQUECIDOS E ENGAVETADOS DA PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
Sem mais encaminhamentos e apoio as leis de proteção animal e projetos de uma melhor qualidade de vida dos animais em Araguari voltamos a falta de iniciativa e união de todos nesta causa para que tudo possa acontecer de forma a ajudá-los realmente.
AÇÕES POSITIVAS DE GRANDES PROTETORES LOCAIS
SONINHA que realizou o sonho de construir um gatil com seus próprios recursos e é fiel protetora dos gatos, acolhendo tantos que teve de providenciar um espaço maior para acolhê-los.
CARLINHOS que acolhe e adota cães deficientes, aleijados e cuida deles com amor. Que faz milagres com seu salário para socorrê-los.
GINA DEBS como sempre atenta aos movimentos dos cães de rua e com Isabel percorrem as ruas e bairros da cidade, socorrendo-os e encaminhando-os.
DENISE MORAIS sempre resgatando gatos atropelados, machucados, levando ao veterinário e tratando deles.
LUCÍLIA que no Bairro Independência socorre e acolhe gatos e cães abandonados, adotando-os e alimentando-os.
REGIS TASKAN no Bairro Vieno. E numa Comunidade Terapêutica de recuperação de dependentes químicos adotou cães que são coterapeutas.