Cultura

DIÁRIO DOS IMORTAIS

A Casa dos Imortais

Por Joelson Silvano de Moura – Presidente da Alaa – Academia de Letras e Artes de Araguari

Onde fica a casa dos imortais? Desde a sua fundação no ano de 1968, a Academia de Letras e Artes de Araguari, tinha sua Sede no seguinte endereço:  Rua Dom Silvério, 275, no Bairro do Rosário, na cidade de Araguari, local onde era a residência do Sr. Abdala Mameri, o fundador. Ali então era a casa dos acadêmicos. Mais a frente, no ano de 2004, a academia já não estava mais naquele endereço. No dia 01 de julho de 2004, a sede da Academia de Letras e Artes de Araguari passou a funcionar na rua José do Patrocínio, nº 291, no centro de Araguari. Este ato de transferência se deu através de uma ata em reunião extraordinária da assembleia geral da A.M.P.I – Associação Araguarina de Amparo à maternidade e Proteção à Infância,  visando a dissolução da entidade, conduzida pela Veneranda Presidente e Sócia Fundadora da A.M.P.I, a Sra. Hilda Rodrigues Borges de Araújo, além de outros membros da sua diretoria, registrando-se também o comparecimento de outras duas respeitáveis entidades ligadas ao tema desta reunião, a Loja Maçônica União Araguari e a Alaa – Academia de Letras e Artes de Araguari, a primeira representada por competente comissão designada pelos presentes fins, e a segunda, representada pelo então presidente da Alaa, naquela oportunidade o Sr. Achiles Barbosa. Apenas resumindo o conteúdo desta ata, para registro de como foi estabelecido o novo endereço da sede da Alaa. Ficou estabelecido em legitimidade através da Sra. Hilda Rodrigues Borges e Araújo, com respeito ao patrimônio da entidade, formada sobretudo mencionado no complexo imobiliário, na rua José do Patrocínio, 291 – Centro, da cidade de Araguari, destinados a Loja Maçônica União Araguarina, ressalvando, entretanto, algumas condições que se entendem essenciais à consistência jurídica do repasse patrimonial, quais sejam que “a academia de letras e artes de Araguari, reconhecida de utilidade pública pela lei n° 2705 de 30 de outubro de 1991, onde na época tinha como seu presidente o Dr. Achiles Barbosa, fica com o direito real de uso exclusivo da sala localizada no segundo pavimento do referido imóvel , sala esta de frente para a rua José do Patrocínio, 191, assim como os sanitários contíguos, afim que a mesma continue mantendo a sua sede própria, sendo que também se respeitará o direito real de uso a favor da Academia de Letras e Artes de Araguari, sobre o auditório existente no próprio segundo pavimento do dito imóvel, bem como do Hall de entrada ao auditório e sanitário existente no referido hall de entrada. Fica observado entretanto, que o direito da Academia de Letras e Artes de Araguari relativamente ao uso do auditório, não sendo para uso exclusivo e sim em concurso com a Loja Maçônica União Araguarina. E ainda respeitando o previsto direito  da Academia de Letras e Artes de Araguari, direito este que terá duração e persistirá enquanto a mesma existir”.

Onde fica a casa dos imortais?

Não sabemos e não temos certeza de até quando estaremos neste endereço, só sabemos que temos uma casa, uma casa de arte e de cultura, localizada a Rua José do Patrocínio, no número 291, onde nos reunimos a cada mês, sempre na última sexta-feira do mês, estabelecido pelo nosso estatuto. Além de outras reuniões, entre elas se destacam, a promoção de concursos literários, exposição de livros, fotografias, desenhos, pinturas, trabalhos artesanais, Saraus e o que mais representar manifestação cultural e artística, e participando no apoio de lançamento de livros de novos escritores.

Onde fica a casa dos acadêmicos?

Ouço com frequência o Acadêmico Edmar César, recitar a frase “ Onde houver um acadêmico presente, lá a academia estará representada”. Somos uma entidade forte, representada em diversos setores artísticos e culturais. Somos uma entidade filantrópica, vivemos dos pagamentos mensais feitos pelos acadêmicos, assim como outros valores, vindos de emendas parlamentares e verbas de licitações, destinadas pela prefeitura municipal de Araguari, através da Faec – Fundação Araguarina de Educação e Cultura. Somos uma entidade que completará 55 anos de existência interruptas.

Somos chamados de imortais. E não há explicação melhor que a do poeta parnasiano Olavo Bilac (1865-1918) – sobre o porquê de chamar todo acadêmico de imortal: “ o acadêmico é imortal porque não tem onde cair morto! ” Somos compostos por quarenta membros efetivos e perpétuos (por isso alcunhados imortais).

Para finalizar, gostaria de colocar abaixo um poema de autoria do Professor, Escritor, Poeta e membro da Academia de Letras de Araguari Mauro Sérgio Santos da Silva:

Academia de Letras e Artes de Araguari

Autor: Professor Mauro Sérgio Santos da Silva

Casa das Letras

Casa de flores

Asas de Artes

Beleza em albores

Abdala, Natal, Risako, Manoel, Aquiles

Gessy, Regina, Teresinha, Edmar, Janice

Edilberto, Neide, Neiton, Joelson, Cleleia

Fred, Salgado, Querubim, Públio, Andreia

Juvenil, Honor, Milton, Lenora, Amariles

Gente que pinta

Gente que dança

Gente que escreve

Gente que canta

Gente que faz arte

Gente que toma parte

Gente que se ocupa de

Gente que…

que lê

que crê

que encanta,

destinada a imortalizar-te;

que em-si-imortaliza-a-arte.

Ao som do piano, da viola, da sanfona, do violino

Em torno da mesa: o chá, o café, o vinho;

ergue-se a voz do poeta: Heráldico!

Nas mãos do artista, do pincel em movimentos pneumáticos,

a poesia pregada na parede

fixada ao eterno instante da estante.

Do módico, faz-se o espetáculo

Do simples, o inusitado

Do comum, o extraordinário

Tudo o que é necessário,

É igualmente difícil e raro.

ALAA:

asa

de palavras

casa

de humanidades

um projeto em construção

em tradição,

celeiro de essencialidades.

Casa das Letras

Casa de flores

Asas de Artes

Morada de primores.

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE ARAGUARI: A CASA DE ABDALA MAMERI, A CASA DOS IMORTAIS. OU ONDE HOUVER UM ACADÊMICO, LÁ A ACADEMIA ESTARÁ REPRESENTADA.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo