Governador do Estado visita empresa de celulose em Indianópolis
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na última sexta-feira (10), na empresa LD Celulose, localizada entre Araguari e Indianópolis.
Romeu Zema foi recebido pela diretoria da LD Celulose e pelos acionistas da Dexco. A comitiva passou pelos principais pontos da empresa, conhecendo detalhes do empreendimento e da cadeia de produção sustentável da celulose solúvel. De acordo com Luis Künzel, diretor-presidente da LD Celulose, esta visita do governador reforça a importância da empresa para o estado. “O governador conheceu todo o processo produtivo sustentável da LD Celulose, comprovando aquilo que apresentamos em 2020, quando ainda estávamos em obras. O que antes era projeto, agora pode ser visto na prática: a dimensão da empresa, os benefícios para a região e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, reforça Künzel. O governador destacou o orgulho de ter uma empresa com o porte da LD Celulose em Minas Gerais. “A LD Celulose é importantíssima para a região do Triângulo Mineiro e para Minas Gerais. É uma instalação que teve todo apoio do nosso governo e que hoje fabrica um produto que se torna matéria prima para uma série de tecidos nobres e outros produtos de alto valor agregado. A LD é um exemplo de investimento que já está operando, que deu certo, e que ajuda o Brasil na balança comercial”, finaliza. O Governo de Minas garantiu que vai investir em mão de obra qualificada para melhorar a qualidade de vida e renda dos moradores dos municípios próximos da fábrica. Esta é uma demanda apresentada pela empresa, que se dispôs a atuar em parceria com o governo. Atualmente, 80% dos 1,5 mil trabalhadores da fábrica são de cidades da região como Uberlândia, Araguari e a sede, Indianópolis. Inicialmente, por meio do programa Trilhas de Futuro, a cidade de Araguari terá uma turma com 35 vagas de capacitação para o curso de técnico em celulose.
LD CELULOSE
A LD Celulose é um joint venture formada pela empresa austríaca Lenzing (51%) e pela empresa brasileira Duratex (49%). A fábrica conta com capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano, além de gerar a própria energia limpa. Para sua implementação foram investidos R$ 6,3 bilhões.
O complexo é formado pela indústria que é localizada em Indianópolis e pela floresta de eucalipto que abrange também as cidades de Araguari, Estrela do Sul, Nova Ponte e Romaria. São 70 mil hectares de plantio. A celulose solúvel produzida pela empresa é utilizada na produção de fibras de viscose, modal e liocel. Entre as muitas aplicações do produto solúvel estão roupas, calçados, produtos de higiene e beleza, vernizes, esmaltes, pneus, cápsulas de remédios, alimentos como iogurtes e sorvetes e telas de LCD. Além da fabricação de celulose solúvel, a madeira de eucalipto extraída das florestas também é utilizada como combustível para geração de energia elétrica para a fábrica da LD Celulose, garantindo uma fonte renovável de eletricidade para a operação industrial.