Cultura

DIÁRIO DOS IMORTAIS

POESIA – UMA ARTE LITERÁRIA

Por Joelson Silvano de Moura – Presidente da Academia de Letras e Artes

Caros leitores da coluna, em “O Diário dos Imortais”, nesta edição, iremos falar de um dos segmentos de nossa academia de letras e artes, que caminha entre os nossos concursos literários, que já perduram por anos. Iremos falar de Poesia. A poesia é essencial para nossas vidas e nunca cai de moda. Hoje no Brasil e até mesmo no exterior, esta modalidade ainda é bem aceita, e diversos são os concursos de poesias divulgados entre editoras, academias, organizadores e amantes da arte da poesia. E por falar em concurso, o 54º Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, não tardará a ser lançando neste ano de 2023, em parceria com a Faec – Fundação Araguarina de Educação e Cultura. Então você escritor de poesias da cidade de Araguari e região, não perca tempo e comece a esboçar o seu mais belo poema. Em todas as edições do concurso recebemos inúmeras poesias vindas de todos os cantos do Brasil. Cada uma com sua forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Isso é poesia.

Mas o que é a Poesia?

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado “lírico”. Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos. A poesia é dividida em versos que, agrupados, são chamadas estrofes. As origens literárias da poesia apontam que ela nasceu para ser cantada, por isso a preocupação com a estética, a métrica e a rima. A poesia é um texto onde o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais. A voz que se manifesta na poesia, ou seja, o sujeito poético e fictício criado pelo escritor é chamado de eu lírico. Ela está entre as mais antigas formas de arte literária, havendo registro de poesias em hieróglifos no Egito 25 séculos antes de Cristo. Na poesia moderna, uma das mais importantes ferramentas é a metáfora, uma figura de linguagem.

A Alaa – Academia de Letras e Artes de Araguari, possui grandes talentos na arte de escrever poesias e também na arte de declamá-las. Além de uma boa poesia é necessário ter o dom de dar vida ao texto. O declamador, aquele que declama o poema, memorizado ou não, do seu jeito e forma, faz com que as pessoas possam compreender muito bem o conteúdo, conseguindo colocar no seu tom de voz o significado que o autor construiu, enchendo-se de sentimentos, transferindo-o a quem quer que esteja ouvindo.

Recentemente em nosso Sarau Literário, tivemos o grande prazer em ouvir e nos emocionar com as escritoras e poetizas Gessy Carísio de Paula, Janice Lelis Gondim Borges e Amarílis Alves do Nascimento, cada uma dentro do seu estilo, com performances que encantaram a todos os presentes, um verdadeiro show de declamações.

Nós acadêmicos, temos o prazer em ler e avaliar diversos gêneros literários, devido a isso, sempre somos convidados a participar como jurados e avaliadores de concursos literários de outras entidades, onde entramos como parceiros dos mesmos. É sempre muito enriquecedor, pois nos deparamos com grandes trabalhos poéticos, que sempre nos encanta. Pois a poesia nos leva até o impossível. Nos faz acreditar naquilo que queremos e acreditamos, ensinando que basta querer colocar para fora os nossos sonhos e desejos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo