Vereadora pede implantação de dispositivo de segurança nas escolas
Diante do crescimento de violência nas escolas em outros estados, a vereadora Débora Dau citou que as escolas do município precisam estar seguras e ligadas diretamente com os órgãos de segurança do município
Aconteceu na manhã de terça-feira (11), mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Araguari. Como sempre, os vereadores trabalharam na apresentação de requerimentos e anteprojetos, um deles da vereadora Débora Dau, que pediu mais segurança nas escolas municipais administradas pela Prefeitura, pela Secretaria de Educação. Com o anteprojeto, torna-se obrigatório a instalação de dispositivo eletrônico de segurança do tipo ‘botão de pânico’ nas escolas públicas da rede de ensino do município. Segundo a vereadora, o botão poderá ser usado em caso de qualquer ato que coloque em risco os alunos e toda comunidade escolar, e que deve ser ligado diretamente com a Delegacia de Polícia e com o 53º Batalhão de Polícia Militar. “Este dispositivo deve ser instalado junto a uma sirene de alto volume ao lado externo da escola para que os vizinhos e os transeuntes saibam que se disparado está ocorrendo algo errado dentro da escola. Mas, precisa ser colocado em local reservado para que não seja acessado por qualquer pessoa, inclusive por alunos em tom de brincadeira”, destacou a vereadora.
A vereadora ressaltou que para implementação do botão de pânico, a Prefeitura de Araguari poderá celebrar convênios e parcerias com órgãos e instituições, federal e estadual. “A ideia de elaboração desse projeto visa buscar mais segurança aos cidadãos que vivem no município de Araguari e que, nos últimos anos vivem assustados, cada vez mais, com os recorrentes casos de insegurança e atos de violência em escolas, que até podem ser considerados de terrorismos. A violência urbana nas escolas é um dos temas que mais preocupam a população, pois é crescente a ocorrência de ataques nas escolas envolvendo jovens, menores de idade, e uma das explicações poderá ser a facilidade ao acesso irregular de armas de fogo, o aumento no uso de drogas e o crescente aparecimento de gangues. Não resta dúvida sobre a importância e a necessidade do Poder Público encontrar meios adequados para a prevenção dos atos de violência entre cidadãos que compõem nosso município porque ele é a expressão mais próxima do Estado Democrático de Direito para assegurar a cidadania e a dignidade da sociedade araguarina”, justificou Débora Dau. Finalizando a apresentação do projeto, a vereadora informou que esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança em caso de qualquer necessidade de intervenção policial. “Dessa forma, entendemos ser importante para esta casa de leis tratar do tema com amplo e qualificado debate, o qual deverá enfrentar, de frente, a realidade que em nossa cidade está inserida. A presente preposição visa o nosso compromisso com esse tema atual de discussão da crescente violência nas escolas entre os jovens. Por isso, solicito apoio dos outros vereadores para aprovação, isso por acreditar que se implantado irá melhorar o bem-estar da população”, finalizou.