Esportes

BOLA ROLANDO

GUIA ESPECIAL COPA ARAGUARI 2023

tradicional Copa Araguari de Futebol Amador tem seu início marcado para o próximo domingo. Dezoito equipes estarão inseridas na competição, oito delas da primeira e dez da segundona. O América é o atual campeão, na temporada passada bateu o Novo Horizonte na decisão por 2×0. Cinco equipes participantes detém títulos da competição, Amorim, que ao lado do extinto Mauá, são os maiores vencedores com quatro títulos, América e União ergueram a taça em três oportunidades, Nacional, que surpreendeu em 2016, e Flamengo, que venceu a segunda edição da Copa em 1990. Para esta edição, quatro equipes despontam como candidatas ao título, são elas, América, que manteve boa parte da base vitoriosa no ano passado, Grêmio, que busca um título incessantemente e vem muito forte, Nacional, que montou um time de primeira e o atual campeão amador, União. A competição será disputada em cinco fases, primeira com dezoito times, a segunda com dez, terceira fase com seis, semifinal, até aí em mata mata com dois jogos. A final será disputada em apenas uma partida, como aconteceu em 2022.

CANDIDATOS AO TÍTULO

AMÉRICA FC – CAMPEÃO 2004/05/22

O atual campeão e maior vencedor do futebol amador em atividade vem forte, mais uma vez, para a disputa. A equipe chegou nas últimas duas finais da competição, em 2019, quando perdeu para o Atlético e, em 2022, quando levantou o caneco. Para 2023, manteve nomes importantes, como Marcos Tadeu, Pedrão, Vinicinho, Gleydson e Maycon Resende. Chegaram nomes de peso, como Maranhão, Chulapinha, Dú, Lambari e Eduardinho. Os jovens talentos Lukas Ramos e Matheus “Tcholas” chegaram também. O time ainda conta com Queijinho, Serginho e Leandrinho, todos eles de fora, mas também contam com a concorrência do futebol amador da cidade vizinha. O time será comandado, mais uma vez, pelo vitorioso professor Reginaldo Américo. É candidato ao título!

GRÊMIO F.C

O time do Bairro Novo Horizonte chega, mais uma vez, como uma das candidatas ao título. Vice em 2013, o time chegou às semifinais na temporada passada, onde foi batida pelo América. A equipe terá novamente Patrick Scatena como treinador e montou um super time, que conta com o goleiro Ramon, os laterais Breendon e Sorín, os volantes Caetano e Renato, os meias Éder Ávila e Willian Fei e os atacantes Eryk, destaque do Amadorão 2022, Lukinha e o goleador Wagner Cachorrão, artilheiro dos dois últimos amadores e da Copa passada. Terá pela frente o Ajax, rival de Bairro, que não deve medir forças com um dos favoritos ao caneco.

NACIONAL F.C – CAMPEÃO 2016

Campeão em 2016, surpreendendo a todos, quando bateu o favorito Cometa na final, a equipe vem muito forte para a edição de 2023. O elenco, que será comandado pela dupla Danilo Nunes e Eduardo Ferreira, montou um time de Primeira Divisão, que contará com o goleiro Carlim, os laterais Apodi e Maurício Jr, os zagueiros Batora e Henrique, os volantes Iguinho e Alisson, meias Felipinho e Ruan e os atacantes Elvis e Murilo, único remanescente da conquista de 2016, onde inclusive foi o artilheiro. O maior objetivo da equipe é o retorno à Primeira Divisão, mas com um time desses, dá para sonhar tranquilo com o título da Copa. O adversário será o Uniao, seu algoz na decisão do mesmo torneio em 2018.

UNIÃO E.C. – CAMPEÃO 1992/99/2018

Uma das camisas mais pesadas do nosso futebol amador é conhecida pelos títulos inesperados, foi assim no Amadorão do ano passado, onde não estava nem entre as quatro forças e na Copa de 2018 quando, no comando de AdemÍlson Palão, conquistou o título em cima do favorito Nacional. Palão, mais uma vez, como em 18 e 22, será o comandante da equipe, porém dessa vez, diferente das outras, chega como um dos principais candidatos ao título. A equipe conseguiu a permanência de vários jogadores da conquista no ano passado, como Gutemberg, Dunguinha, Luquinha, Danielzinho e Lenon. Pallony, filho do treinador e ótimo goleiro, chega para vestir a camisa 1. Os talentosos Felipe Augusto e Iury, também estão no elenco.

QUEM CORRE POR FORA

CRUZEIRO EC

O time, que veio da segunda divisão ano passado, montou um bom elenco para 2023, que conta com nomes de peso, como Dida, goleiro menos vazado do amadorão no ano passado, Gustavinho, lateral que se destacou nos últimos dois anos e os atacantes Chó, Fábio Arruda e Romarinho. Nomes menos conhecidos, porém de qualidade, como os zagueiros Orlando e PH, e os laterais Faustim e Pablo e o jovem “Monstrão” também fazem parte do elenco. É favorito diante do Xodó.

J.C. COMETA

A equipe que bateu na trave em duas oportunidades na década passada, ficando com o vice em 2015 e 16, terá Calanguinho como comandante da equipe. Ele conseguiu montar um bom time, que terá Fabio de Deus, um dos principais nomes do futebol amador nos últimos anos, os volantes Reclama e Wender, o goleiro Diegão, ex Piracaíba, e o ótimo atacante de lado Deyvid. Tem time para passar de fase, mas terá um adversário bom pela frente, Flamante.

FLAMANTE FC

A equipe do baluarte Celso Martins terá um time com bons nomes. Alguns remanescentes dos últimos anos, como Buiu, Raúl, Renan e o atacante Pablo Bronze, destaque da equipe no título da segunda em 2021 e amadorão 2022. Chegaram outros nomes, Marcos Paulo, zagueiro, campeão com América ano passado e o volante Fernando, ex União. O comando técnico ficará a cargo de Roque, que também faz parte desde 2021. Flamante enfrenta o Cometa e tem tudo pra ser um dos duelos mais equilibrados da primeira fase.

NOVO HORIZONTE E.C O vice campeão da competição na temporada passada vem totalmente modificado para este ano. Clayton Brasão, que é figura conhecida na cidade no meio esportivo, subiu o Cruzeiro em 2023, mas pegou a missão de tentar manter o Novo Horizonte na elite do amador, e a primeira parada é na Copa. Montou uma equipe com jovens, porém, conhecidos e talentosos, como Felipinho, artilheiro da última Copa Arena, seu irmão Léo, e Tairan, que também vem se destacando. A equipe também conta com o goleiro Marlon, ex Grêmio, o zagueiro Lucas Capivara e o volante Osmarzinho. O time tem potencial para ser a surpresa do torneio.

QUEM PODE SURPREENDER

FLAMENGO FC – CAMPEÃO: 1990

A tradicional equipe do Bairro Miranda, campeã da Copa em 1990, vem dessa vez sobe o comando de Roni Von, conhecido do Bairro Brasília e do Futebol Amador. A equipe, que no ano passado saiu na primeira fase da Copa e caiu no Amadorão, tenta sacudir a poeira e se reerguer em 2023. Tradicionalmente é composto por jogadores mais jovens e vindos do interbairros, além disso, terá alguns nomes conhecidos, como o centroavante Joao Paulo, destaque do Piracaíba em 2022.

C.A. PARAÍSO

A equipe, que sofreu nos últimos dois anos, disputando Amadorão e Copa e foi uma das equipes que menos venceram, se salvou do rebaixamento na última rodada ano passado. Para esta temporada, a equipe, que teve como destaque o goleiro Gustavo Aspas em 2022, trouxe outro bom nome para a posição, Marcos Paulo, que vem sendo destaque por onde passa. Outros nomes chegaram para se juntar a alguns remanescentes do ano passado, como o zagueiro Tianinho, os ex ateltas do Amanhece, Tawan e Foguinho, o bom volante Pikachu e o atacante Márcio Filho. A equipe deve ser comandada pela lenda viva do Amadorão, Clerinho.

A.A. AMORIM – CAMPEÃO 2011/14/15/17

A tradicional equipe verde e branco do Bairro Amorim está de volta ao cenário após alguns anos. Dentre todos os participantes, é o que mais venceu a competição, quatro vezes no total. Mas, dessa vez, a equipe vem de uma forma mais modesta e estará sob o comando de um dos ídolos da equipe nos anos 90, Badaka, que subiu o Flamante em 2021. A equipe, inclusive, terá alguns remanescentes daquela conquista em 21, como o goleiro Adinaldo, e o volante Belo. O atacante Gabriel Cassio, destaque do Flamengo ano passado, é um dos reforços.

AMANHECE FC

O time do distrito, como é conhecido, tenta resgatar a boa imagem que deixou na década passada, quando chegou até em decisão de Amadorão e semi de Copa. Para isso, trouxe de volta um dos principais jogadores daquele time na época, o meia bom de bola, Giovani, filho do Pedrinho. O Amanhece, que disputará a segundona em 2023, depois de muitos anos inserido na divisão de elite, montou um time de bons nomes, como Matheus “Sapão”, Paulinho PH e Hugo Sanches, que retorna à equipe. Dois jovens chamam atenção, são eles, o volante Ronayan e o atacante Gabrielzinho, que esteve no Grêmio em 2022. O Amanhece terá pela frente o Paraíso.

A.A.A RESGATE

A equipe do Resgate será uma mescla de juventude com experiência nessa temporada. O técnico Jhonny, ex São Sebastião no interbairros e Operário, conseguiu trazer nomes experientes, como Anésio e o goleador Clayton Lucas. Luan Humberto, ex Flamengo, é um dos principais destaques dentre os mais jovens. O goleiro Thalles, campeão do Interbairros em 2022 pelo Ouro verde, será o camisa 1 da equipe. Alguns jogadores de Uberlândia devem chegar. A equipe terá pela frente o Santa Helena.

FIGURANTES

E.C SANTA HELENA

Uma das três equipes ligadas ao Bairro Santa Helena está de volta ao cenário do futebol amador. O conhecido Zé Galinha comandará a equipe ao lado de Dudu, e tem como principal nome o atacante Danilo Inês, que já vestiu as camisas das outras duas equipes do bairro, América e Nacional.  O adversário será o Resgate.

XODÓ E.C

O time do Bairro São Sebastião está, também, de volta. O comandante Edmílson Zulu montou uma equipe bastante jovem para a disputa da Copa. A média de idade é baixa, a maioria dos atletas esteve inserida no juvenil da cidade ano passado. O zagueiro Adalberto, um dos líderes na equipe na Copa Sênior, ajudou na montagem e trouxe nomes de qualidade, mesmo devido a baixa idade, como zagueiro Joao Pedro, o meia Joao Victor Barreiro e os goleadores Lyncon, artilheiro do último juvenil e Caio Lucas, vice campeão amador com Araguari ano passado. A equipe terá pela frente a boa equipe do Cruzeiro.

BRASÍLIA FC

Após conquistar a segundona em 2013, batendo o Amorim, o Brasília veio forte em 2014, onde chegou à final da Copa diante do mesmo Amorim, mas o resultado foi outro. Dessa vez, as pretensões são bem diferentes, o time, que quase rebaixou ano passado, vem encontrando dificuldades para montagem do elenco, assim como foi nos dois últimos anos. Paulinho, eterno comandante da equipe, vem se desdobrando para conseguir montar uma boa equipe para, pelo menos, tentar se manter na elite do Amadorão. Na Copa, o time não deve ir longe, até porque o adversário da primeira fase é o América.

E.C AJAX

A equipe do Bairro Novo Horizonte será comandada por amantes do futebol, ligados ao Bairro Santa Helena, como Almir e Gilvane, que será o treinador. A equipe tem algumas figurinhas conhecidas do nosso amador, como o goleiro PC, o zagueiro, Diego Nogueira, os meias Aluízio, Dodô e Alanzinho e o atacante Lucas Chimbinha. A equipe realizou amistosos em preparação nos últimos dias. O objetivo maior é levar o time à elite do Amadorão, pois na Copa, o adversário é o poderoso Grêmio, um dos candidatos ao título.

OPERÁRIO E.C

Um dos mais tradicionais times do nosso futebol amador vem para as disputas de 2023, tanto Copa, quanto Segundona, com uma equipe basicamente formada por jovens. Realizou alguns amistosos em preparação para a competição e terá pela frente nesta fase o Amorim, que retorna ao cenário após alguns anos afastado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo