Campanha de vacinação contra Meningite C entra na reta final
Nessa reta final, muitas pessoas ainda não procuraram os postos e as unidades de Saúde têm realizado uma verdadeira força-tarefa para aumentar o número de pessoas vacinadas. Exemplo vem do Triângulo Mineiro. Desde novembro do ano passado, quando a campanha estratégica de ampliação do público para a vacinação contra a meningite C teve início, a região recebeu 150 mil doses.
O quantitativo atendeu 54 secretarias municipais de saúde do Triângulo Mineiro, entre elas a de Araguari. A campanha, temporária, é voltada para a população com 16 anos ou mais. Até dia 30 de abril, prazo de encerramento da campanha, a Saúde tem feito esforço para que a população aproveite a oportunidade de se prevenir com a vacina. Em Araguari, a Secretaria Municipal de Saúde colocou à disposição de toda a população a partir de 16 anos a vacina meningocócica C. Desse modo, qualquer pessoa com idades a partir de 16 anos pode se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima e receber a dose de reforço da vacina meningocócica C (Conjugada). A vacina está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de idade e um reforço aos 12 meses de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos a vacina Meningocócica ACWY. A vacina é gratuita e oferecida em unidades básicas de saúde de todo o estado.
DOENÇA
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença. O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI.