O 2º Batalhão Ferroviário realizou a solenidade comemorativa aos 58 anos de implantação da unidade militar na cidade. O evento aconteceu na porta do Palácio dos Ferroviários, sede da prefeitura de municipal. O Tenente-Coronel Romualdo Crisanto Eufrázio, comandante da unidade, esteve presente, ao lado do prefeito Renato Carvalho, da vice-prefeita Maria Cecília Araújo, presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Piracaíba, representante dos deputados, vereadores, entidades de classe, secretários, militares do Batalhão Mauá, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia de Meio Ambiente e pessoas da comunidade.
No dia 10 de maio de 1965, o 2º Batalhão Ferroviário foi transferido de Rio Negro (PR) para o município de Araguari, com o objetivo de interligar Brasília ao Sistema Ferroviário Nacional. E no dia 10 completou-se 58 anos dessa marca histórica para todos nós araguarinos e para os militares que passam pela unidade. O Batalhão Mauá, como é conhecido, é o responsável pela construção de importantes obras na cidade, na região e em todo território nacional.
O 2º Batalhão Ferroviário guarda com muito carinho e muito orgulho, todas as lembranças da data de quando aqui chegou, como a locomotiva em bom estado de conservação, que chama atenção de moradores e visitantes, mas pouca gente sabe que foi ela que trouxe para a cidade os primeiros militares do então 2º Batalhão Ferroviário, conhecido com Batalhão Mauá. No evento o público presente foi homenageado com a formatura e o desfile da tropa.
“Nossa gestão se sente orgulhosa em fazer parte desse momento histórico do nosso querido Batalhão Mauá. Aqui no Palácio dos Ferroviários, o 2º Batalhão Ferroviário desembarcou há 58 anos atrás. Tive a oportunidade de fazer parte desta unidade e hoje carrego com orgulho em meu currículo ter servido esta instituição. Parabenizo a todos os militares da ativa e da reserva pela comemoração desta data significativa para todos nós araguarinos”, destacou o prefeito Renato Carvalho.
“É um momento feliz para todos nós que fazemos parte do 2º Batalhão Ferroviário, e para aqueles que passaram por esta unidade militar. O nome do Batalhão é levado através de grandes obras por todo território nacional e uma das unidades mais conceituadas batalhões do país”, disse o Tenente-Coronel Romualdo.