Geral

Abertura da Safra Mineira foi realizada nesta quinta-feira, em Araguari

Pela primeira vez, as Regiões Cafeicultoras de Minas: Região do Cerrado Mineiro, Caparaó, Campo das Vertentes, Chapada de Minas, Região das Matas de Minas, Mantiqueira de Minas e Sul de Minas, se reuniram para a Abertura da Safra Mineira de Café, que aconteceu nesta quinta-feira (1º), na Cocaccer em Araguari.

O evento contou com a presença do Governador Romeu Zema e do Ministro da Agricultura Carlos Fávaro e do presidente do Conselho Nacional do Café Silas Brasileiro, que foram recepcionados pelo prefeito Renato Carvalho, juntamente com os deputados estados estaduais Raul Belém e Doorgal Andrada e pelo deputado federal Zé Vitor. Abertura Safra Mineira de Café entra na reta final de preparativos para receber mais de 600 representantes do setor, entre produtores rurais, empresários, estudantes e autoridades políticas das 55 cidades que compõem a Região do Cerrado Mineiro.

Para receber os visitantes, a organização montou uma mega estrutura repleta de atrações. Uma delas foi o Espaço Casa de Café Cerrado Mineiro, um espaço aconchegante onde foram servidos cafés das regiões cafeicultoras de Minas Gerais para degustação.

Nesse espaço, o movimento “Elas no Café” juntamente com cafeicultores convidados, apresentaram cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, além de produtos mineiros artesanais como queijos e doces à venda.

Os visitantes também puderam acompanhar as pinturas do artista Júlio Monteiro, que são uma verdadeira declaração de amor ao Cerrado, em painéis de LED espalhados por diferentes ambientes, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar a história vibrante da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro.

As atrações contemplaram os cinco sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. As atrações musicais ficaram sob o comando do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari.

“É um evento que reflete o que representa a safra no estado. Estou aqui para confirmar que estamos atentos quanto à malha viária do estado para o escoamento da produção e para garantir mais segurança para os trabalhadores. Estamos trabalhando para que os produtores tenham toda estrutura como energia elétrica em todas as propriedades rurais para maior desenvolvimento da produção”, destacou o governador Romeu Zema.

“É um momento mágico para Araguari que cedia um evento de grande vulto que a primeira edição da Safra Mineira. Este espírito de que tem os cafeicultores vem na mesma mão de direção do desenvolvimento que neste momento está sendo feito por nosso município”, disse o prefeito Renato Carvalho.

Fotos – Henrique Vieira e João Aleixo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo