Geral

Alugueis já movimentam Romaria para a festa de agosto

Faltando menos de dois meses para o início da maior festa religiosa da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a cidade de Romaria já no mês de junho vai entrando no clima da grande festa. Nesse fim de semana, a reportagem do ‘Diário de Araguari’ esteve em Romaria e pôde notar que várias atividades relacionadas à festa já estão sendo providenciadas. Conversando com moradores e comerciantes, a reportagem percebeu que vários deles esperam pela data deste ano de 2023, por ser um ano diferente. Primeiro porque que tirou milhares de pessoas da festa em 2020, 2021 e 2022, e que neste ano a tendência é que milhares de pessoas retornem para a grande festa. Como sempre ocorre no mês de junho, os alugueis estão sendo muito procurados, e na oportunidade de aumentar a renda familiar, muitos dos moradores que alugam suas casas estão de olho na possibilidade de fazer um bom negócio. O que chama atenção é o aumento considerável no valor dos alugueis do ano passado para 2023. Residências que eram alugadas por até R$ 5.000 reais, a pedida é de R$ 8.000, o que tem deixado muitas pessoas desanimadas. “Minha família aluga casa todos os anos, mas da forma com que os moradores estão fazendo esse ano não tem como. O valor é muito alto para apenas dez dias”, destacou Sonilda Maria Ferreira, professora aposentada, residente em Araxá que conversou com a reportagem em um encontro casual, mas, oportuno.

O problema com alugueis nas pousadas é que, quem aluga, segura a vaga para o ano seguinte. Então, é raro encontrar alguma vaga para os anos futuros. O que mostra que a cidade carece de mais hotéis para abrigar mais pessoas. Mas, por enquanto, os empresários não se atentaram para isso. Com relação às calçadas, todas estão praticamente acertadas, já que os barraqueiros investem até com pagamentos adiantados para segurar a mesma vaga para o ano seguinte. Observamos que muitas casas estão em processo de reformas, principalmente na questão de banheiros para oferecer uma condição melhor de higiene para os romeiros que acampam nas ruas e em terrenos da Prefeitura.

Por último, terminamos a visita em Romaria visitando a Basílica de Nossa Senhora da Abadia. Tudo está maravilhosamente impecável, e mostra o acerto importante que a reitoria teve em pavimentar a frente da igreja. Na visita à Romaria foi possível perceber que a BR-365 continua complicada em vários pontos. Buracos, recapeamento arrancado, o que causa problemas para o tráfego de veículos e, principalmente, para a caminhada de pessoas que vão a pé até a cidade santa. Este movimento poderá ser percebido a partir de meados do mês que vem, já que foi antecipado pela reitoria da Basílica, que a festa começa com as primeiras movimentações no dia 15 de julho, com missas dedicadas a várias cidades e comunidades. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo