Os incêndios residenciais em Araguari têm chamado atenção nos últimos meses. E acontecem por descuido dos moradores com acendimentos de velas, descuido com crianças que acabam brincando com fogo dentro de casa, vandalismo, questões naturais ou mesmo por conta de curtos por meio da energia elétrica em aparelhos sobrecarregados. Somente nesse ano de 2023 foram registrados 27 incêndios em residência em 2023.
E são incêndios que devido que poderiam muito também terem sido evitados, e quando os mesmos ocorrem como presenciados deixa um rastro de destruição e pessoas no prejuízo total. Os móveis são os primeiros a serem danificados, o que pode ser resolvido com doações, mas, muitas vezes a estrutura do imóvel acaba sendo abalada e a Defesa Civil ao lado do Corpo de Bombeiros não tem outra opção a não ser condenar esse imóvel comprometido.
Os incêndios são mais comuns do que nós imaginamos. Muitas vezes, um descuido é suficiente para que tudo seja consumido pelo fogo em pouco tempo. Neste caso, a prevenção é essencial para evitar maiores transtornos.
Para evitar maiores problemas, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis para prevenir esse tipo de acidente.
Aquecedor, ferro de passar roupa, chuveiro elétrico e torneira elétrica devem ser usados de maneira responsável e, se possível, evitar ligar todos ao mesmo tempo, pois podem sobrecarregar a rede elétrica da casa.
Faça uma verificação periódica das condições do sistema elétrico da sua residência. Fios, disjuntores e tomadas devem ser averiguados para que não haja superaquecimento ou eventuais fagulhas que poderão provocar um início de incêndio. E uma dica importante é não sobrecarregue as tomadas com diversos adaptadores acoplados a ela.
“O tempo está muito quente e com a baixa umidade relativa do ar acaba ajudando e fogo a se espalhar mais rápido a qualquer fagulha iniciada. É preciso que todos tenham atenção para que novos incêndios não venham ocorrer”, orienta o Corpo de Bombeiros.