Nicolau Sulzbeck se apresenta em Uberlândia pelo projeto Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro
A atração é uma das atrações do projeto que acontece na Praça Adolfo Fonseca, no centro da cidade
O renomado violinista Nicolau Sulzbeck é uma das apresentações mais aguardadas do projeto “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro”, que acontece nos dias 20 e 21 de dezembro na Praça Adolfo Fonseca, no centro da cidade. O projeto promete reunir famílias para celebrar as tradições culturais do Natal com muita arte e emoção. O objetivo principal é justamente este, enaltecer o período natalino por meio de apresentações artísticas que remetem às ricas tradições da música e dança.
O projeto Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Uma realização da Zelo Digital Produções Artísticas Ltda com curadoria e produção artística do renomado Rogério Tibery, idealizador e organizador do Janelas Encantadas, o que garante uma programação rica em tradição e emoção para um público de todas as idades.
A programação do projeto, além do espetáculo de iluminação cênica na Praça Adolfo Fonseca, todos os dias a partir de 18h, inclui também apresentações artísticas que começam às 20h. Entre as atrações que prometem emocionar o público estarão o Janelas Encantadas; o Coral Cidade da Música, com 50 crianças interpretando clássicos natalinos; o Grupo Musical Pirueta Musical, trazendo melodias que aquecem o coração; a Escola de Cultura Cláudia Nunes/SESI, premiada no Festival do Triângulo 2024; e a Folia de Reis – Os Visitantes da Lapinha, revivendo uma das mais genuínas tradições brasileiras.
Sobre Nicolau Sulzbeck
Nascido na Hungria, Nicolau Sulzbeck revelou seu talento musical desde tenra idade, recebendo seu primeiro violino aos seis anos. Aos sete anos, mudou-se para São Paulo, onde iniciou suas primeiras aulas musicais. Foi no Colégio Dom Bosco, em Araxá, que Sulzbeck aprofundou seus estudos, fundando em 1952 o conjunto “Orquestral do Liceu”, que alcançou grande sucesso no Rio de Janeiro.
Ao longo de sua carreira, Nicolau Sulzbeck teve a oportunidade de colaborar com renomados músicos brasileiros e internacionais, incluindo nomes como Ângela Maria, Cauby Peixoto, Pery Ribeiro, Agostinho dos Santos, Baden Powell e Gregório Barrios. Sua contribuição para a música brasileira é vasta, tendo gravado seis CDs e dois DVDs, sendo o último álbum “Um Violino Bem Brasileiro”, gravado em setembro de 2009.
Desde 1995, Sulzbeck tem percorrido o Brasil, encantando plateias em diversas cidades como São Paulo, Franca, Batatais, Ribeirão Preto, Goiânia e Brasília. Em 2012, o talentoso violinista tomou a decisão de abandonar o playback e fundou sua própria orquestra, destacando-se por sua versatilidade musical, que abrange desde músicas internacionais até o jazz, chorinho e MPB.
Em 2023, aos 90 anos de idade, Sulzbeck realizou o sonho de conhecer e se apresentar para o apresentador Faustão palco do seu programa, em São Paulo.
Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Serviço:
- O quê: Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro
- Quando: 20 e 21 de dezembro
- Horário: Iluminação cênica a partir das 18h; apresentações artísticas das 20h às 22h
- Onde: Praça Adolfo Fonseca, Centro, Uberlândia/MG
- Entrada: Gratuita