Em Casa com Deus

EM CASA COM DEUS

“A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.” Mateus(1, 18-24)

O amor de Deus revelado no seio da família!

Amados irmãos e irmãs, estamos muito próximo de uma grande comemoração para os cristãos, pois o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo se aproxima, e com estas festas, chegamos a momentos de reflexão e principalmente de avaliações, sobre tudo o que já realizamos até aqui, o que não realizamos e ainda aquilo que temos em mente para realizarmos nos tempos vindouros.

Dentro desta perspectiva, nos encontramos em meio a nossos relacionamentos, e que principalmente acontecem no âmbito familiar, com as pessoas mais próximas, que conhecem nossas intimidades, e nós também as deles, nos levando a um emaranhado de emoções e sentimentos muito peculiares de cada família, de cada convivência, de cada tradição e costumes.

Bom, assim como vamos aprendendo com aqueles que nos acolheram, também vamos nos moldando e assim percebendo nossa personalidade, nossos limites e virtudes, pois a dinâmica da vida nos é dada para um ser em construção, que se molda a cada momento diante das necessidades, onde pode acontecer de não queremos mudança, vindo assim em sua grande maioria os momentos de conflitos.

E assim a vida vai acontecendo, mas o que somos chamados realmente a observar é que família é uma graça de Deus, pois como vemos no texto Sagrado acima, o próprio Deus se quis fazer homem no seio de uma família, com uma mãe e um pai, sendo ele aquele que recebe e dá amor na relação familiar, e assim se permitindo sentir e viver as minúcias humanas em toda a sua completude.

Este casal, Maria e José, junto com seu filho Jesus, nos mostra um exemplo de perseverança, pois as situações eram difíceis naquela época, desde a financeira como a de compreensão dos limites do que se podia fazer ou não, e mesmo assim permaneceram unidos, marido e esposa cumpriram seu papel, pai e mãe criaram seu filho e o educaram, filho foi obediente aos pais e com eles aprendeu a andar, falar, se relacionar e inclusive o trabalho de seu pai.

Diante as dificuldades, foram obedientes, e ouviram a voz de Deus. Se entregaram em sua fé e realizaram o sonho de Deus em suas vidas e em todas as gerações seguintes, nos permitindo ainda nos dias de hoje, admirar, inspirar e refletir sobre como e onde mais precisamos nos fortalecer para também unidos a nossa família e fortalecidos no amor superarmos as adversidades e as dificuldades que por vezes nos acontecem.

Uma virtude é notória na Sagrada Família, a obediência, pois Maria foi obediente ao chamado de Deus, José foi obediente ao anjo de Deus e o filho Jesus foi obediente aos seus pais e com eles cresceu em graça e sabedoria perante a Deus e aos homens, e isto nos leva realmente a uma interessante reflexão: Estamos nós também sendo obedientes a Deus ? Sim porque em muitas situações a desobediência tem nos levado a tantos conflitos, a tantas penúrias, a tantos desencontros que as relações por vezes se tornam muito exigentes.

Daí amados, um momento de pensar, refletir e assim nos enchermos de esperança e amor, para sermos sim mais obedientes, mais cheios de compaixão, mais disponíveis as necessidades de nossos irmãos e muito mais ainda, estarmos atentos aos sinais de Deus em nossas vidas para que assim possamos também de maneira que nossa vida seja sempre fonte de graça e paz para com os outros.

O amor de Deus se fez carne no seio de uma família, e assim que possamos também em nossas famílias realizar a plenitude do amor e da boa e abençoada convivência, hoje mais do que nunca, olhemos para nossa família com gratidão, pois foram estas pessoas que nos fizeram, fazem e nos farão sempre pessoas que conseguem superar suas dificuldades e saborear as vitórias da vida, ame sua família e se permita ser por ela amado.

Que a Sagrada Família de Nazaré nos proteja e guarde. Deus sempre os abençoe!

Luciano Mota Peixoto – Diácono Permanente, Teólogo

@emcasacomdeus / Facebook: Diácono Luciano Mota Peixoto

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo