Amvap recebe segunda edição do projeto “AMM nas Micros”
A segunda edição do AMM nas Micros aconteceu na manhã de ontem (9), em Uberlândia, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, com a presença de mais de 130 participantes, reunindo prefeitos e servidores municipais de 17 municípios da região. O projeto percorrerá todas as microrregionais de Minas Gerais durante este ano de 2023.
Na mesa de abertura, o presidente esteve acompanhado do presidente da Amvap e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro; do vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, representando o prefeito, Odelmo Leão; e dos diretores regionais da AMM, prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha (Xexéu) e o prefeito de Tupaciguara, Francisco Lourenço Borges Neto. Os prefeitos de Romaria, Cascalho Rico e Araguari também compareceram ao evento. “Queremos tornar a Associação Mineira de Municípios ainda mais próxima das microrregionais do estado. Os problemas dos municípios são exatamente os mesmos, o que muda é a magnitude. Então, temos que estar preparados para enfrentar esses problemas. Meu perfil de trabalhar a gestão pública é por meio da capacitação, então trazer essa capacitação para as micros é importante, porque deslocar os servidores para Belo horizonte é um transtorno muito grande, além dos custos”, destaca o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius. “Sairemos abastecidos de grandes informações deste evento, para que possamos compartilhar com cada cidade, cada colaborador das nossas prefeituras, o conhecimento adquirido hoje. Em nome do Dr. Marcos Vinicius, queremos agradecer à AMM por essa atitude de aproximação com as micros. Acho fundamental estarmos próximos para termos condições de melhorar cada vez mais a gestão pública nas nossas cidades”, destacou o presidente da Amvap, Lindomar Amaro.
CAPACITAÇÃO
Seguindo a proposta do AMM nas Micros, de oferecer palestra e curso sobre o tema escolhido por cada microrregional, em Uberlândia, o assunto da palestra foi “Improbidade administrativa – aplicações na administração pública”, com Flávio Boson, desembargador do TRF6. “Quero agradecer ao convite feito pela AMM, além de enaltecer a iniciativa de buscar viajar por todas as regiões do estado e promover capacitação dos gestores municipais. Tratei sobre improbidade administrativa e as recentes alterações na legislação, acho que é muito válido no sentido de que, agora, na função de magistrado, antes de buscar a punição, buscar promover a capacitação e a melhora da condição dos gestores públicos, para que o poder judiciário não venha a intervir na gestão, para que ela possa acontecer naturalmente, entregando o melhor serviço ao cidadão”, enfatizou o desembargador. O evento conta ainda, com o curso gratuito da Escola de Gestão Municipalista – EGM – da AMM, nos dias 9 e 10, sobre os “Aspectos essenciais da nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021”.
AMM NAS MICROS
Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste novo projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional. O projeto “AMM nas Micros” foi aprovado pelos secretários-executivos das microrregionais, durante reunião on-line, no dia 21 de dezembro do ano passado. E, conforme o planejamento, percorrerá todas as microrregionais de Minas Gerais durante este ano de 2023.