Balanço aponta mais de 2.500 castrações gratuitas em Araguari
As iniciativas da promoção de Mutirões de Castração Animal avançam em Araguari. De acordo com balanço, realizado pela reportagem, 2.602 cirurgias de cães e gatos já foram realizadas até o momento. O levantamento contabiliza os procedimentos gratuitos desde o ano de 2017. Além desses números, houve ainda 840 castrações em clínicas particulares da cidade só no ano de 2022.
Vale ressaltar que desde o ano passado, os animais castrados também recebem microchipagem. Os animais castrados recebem a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, além de dados sobre o responsável, e seu endereço. No último fim de semana, no município, foram realizadas castrações pelo Castramóvel. Pets com idade mínima 7 meses e máxima de 7 anos participaram da ação. De acordo com informações da vereadora e protetora, Débora Dau, os números de cada ano são os seguintes:
– 2017: 217 castrações
– 2018: 258 castrações
– 2019: 220 castrações
– 2021: 548 castrações
– 2022: 1067 castrações
– 2023: 292 castrações
“Em 2017 conseguimos trazer o Castramóvel para Araguari pela primeira vez, que é uma parceria da vereadora Débora Dau com o Deputado Estadual Noraldino Junior e a ONG Ajuda de Juiz de Fora. Hoje totalizamos quase 3.500 castrações em nosso município. O objetivo é que ao longo dos anos possamos acabar com os animais em situação de rua na cidade de Araguari”, ressaltou Debora Dau.
A CASTRAÇÃO
É um método mundialmente reconhecido por ser seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos e muito indicado pelos médicos-veterinários, por atuar na prevenção e redução de diversas doenças. Além de reduzir a natalidade de filhotes indesejados, a castração também colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social, que pode ser reduzido através da castração. Pesquisas demonstram que apenas um casal de pets durante sua vida reprodutiva pode ser responsável por números expressivos de descendentes.