BICHOS, PROTETORES E HISTÓRIAS DE ANIMAIS EM ARAGUARI
Quando esta epopeia da Proteção aos Animais começou em Araguari, a marca do início da conscientização e da decisão de melhorar a qualidade de vida deles em todos os aspectos, sempre foi então muito grande.
ESPANTO DIANTE DAS ADVERSIDADES.
Um grupo do Bem se formava com super heróis, decididos a lutar por esta causa com unhas e dentes. E iam de cá pra Patrocínio cidade vizinha, para conhecerem um Canil Municipal Modelo de lá e trazer novas ideias e informações pra cá, envolvendo a política local como o prefeito Raul Belém e o vice Werley Macedo, vereadores e o Dep. Noraldino Jr. e a atual vereadora Debora Dau, o promotor de Justiça Ambiental Breno Lintz e Drika Protetora ( Uberlândia), protegendo, resgatando, denunciando maus tratos, conscientizando, reunindo em busca de soluções, idealizando projetos e indo a luta. Nestas turmas iniciais encontramos grandes protetores como: Gina, Henrique e Denise Debs, H Márcia e Paola Brasil, Dr. Fabrizio ( Animal Lab), Dra Ana Paula e Marco Alves (4 Patas)
E outros veterinários como Antonia Lima e Cintia, Guilherme e Osmar do Canil Municipal e atualmente Dr. Claudio Para atender a castração de animais
CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS
Quem realmente começou a Castração gratuita de Animais em Araguari foi a Ong ” AJUDA ANIMAL” de Juiz de Fora que tem o apoio do Dep. Noraldino Jr. E chegou em Araguari através da conexão com a atual vereadora Débora Dau e protetores de animais independentes e solidários.
Começaram atendendo por 5 dias no local da Exposição Agro Pecuária e recentemente na ginásio da IMEPAC, trazendo vereadores e agentes de Conscientização Animal nas escolas daqui
Uma programação de excelência conciliando castração de cães e gatos e conscientizando ao mesmo tempo sobre os cuidados com os animais, os maus tratos, e as leis já aprovadas em sua defesa.
E assim até hoje a castração acontece em nossa cidade.
Na Gestão de Raul Belém como prefeito foi construída no Canil uma sala de de castração e uma área pra os animais ali encontrados para tomarem sol. E em 2022 como Dep. Estadual conseguiu uma verba de 200 mil para a reforma do Canil Municipal. Aguardamos a devida reforma tão necessária para a expansão do local, favorecendo maior número de animais naquele espaço atualmente pequeno para a demanda de cães abandonados.
PROTETORES ARAGUARINOS
Em Araguari existem os protetores especialmente de gatos chamados de” gateiros” como a nossa conhecida Soninha que junto com outras colegas reivindicam a construção de um gatil no Canil. Devido a muitos gatos abandonados ela construiu no Bairro Vieno uma casa com espaços específicos para gatos, como estantes especiais de alvenaria parecidos com beliches onde os gatos podem ficar.
LUTAS E CAUSAS.
Muito foi solicitado pelos cavalos de carroça de Araguari. A maioria sobrevivendo em péssimas condições, com fome e maltratados, carregando cargas pesadas, além do peso permitido. Caindo nas ruas, fraturando pernas e sem proteção perante a lei.
Além de concordarmos que a época de carroças puxadas
a cavalos já passou…Insistir
Insistir nesta permanência delas nas ruas é retrocesso. Ignorância já que temos outros meios de transporte em casas de materiais de construção e outros. Sacrificar animais para tão pouco não devia ser assim. Para que os carroceiros consigam outros empregos e os cavalos sejam deixados em paz.
Esperamos que mais objetivos para a Proteção dos animais sejam conseguidos como a Castração constante no Canil Municipal foi conseguida, uma humanização maior no prato aos cães de rua, com vasilhas de ração e água nas calçadas, e uma maior aceitação da presença deles em locais diversos de nossa cidade. É preciso conscientizar nas escolas sempre e colaborar para que eles não sejam maltratados.
CONCURSO DE CONTOS SOBRE ANIMAIS NO CAIC.
Esta é uma forma de conscientização de crianças e jovens de uma escola onde assuntos relacionados ao tema dos animais podem ser discutidos com reflexão e propostas, planejamentos. Este Concurso é o 2º a ser realizado em parceria com o Jornal Diário de Araguari já que sua diretora Vanessa Klok é também protetora participativa da Causa Animal em Araguari.