Geral

Bombeiros registram queda de árvore já nas primeiras chuvas

Corporação trabalhou na tarde desta quinta-feira cortando galhos e desobstruindo vias públicas. Quedas de árvores são rotineiras nesta época do ano

As primeiras chuvas já estão presentes e chegou forte nesta semana em Araguari provocando alguns transtornos e trabalho para os militares da 2ª Companhia de Bombeiros de Araguari. A questão de árvores de grande porte e sem estrutura é a grande preocupação.

Na tarde desta quinta-feira (22) uma árvore de grande porte caiu na Avenida Batalhão Mauá. Por sorte não atingiu a fiação e não causou prejuízos. O local foi isolado e os Bombeiros trabalharam para desobstruir a via com o apoio da Settrans. Os trabalhos foram realizados deixando as condições normais para trafegabilidade.

ROTINA NO PERÍODO CHUVOSO

Bem comuns nesta época do ano, os temporais em Araguari estão pedindo atenção redobrada da população. Mas, os cidadãos precisam de um alerta para outro fator, que é a queda de árvores. Nos últimos anos, muitas árvores caídas são detectadas e, como sempre, dão trabalho para a corporação da 2ª Companhia de Bombeiros de Araguari.

Cortar árvore a cada chuva dentro do perímetro urbano da cidade virou rotina para os Bombeiros. A orientação da Secretaria de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e dos próprios Bombeiros é que as pessoas se mantenham atentas e façam contato sempre que perceberem algo que pode provocar um acidente.

O número alto dos atendimentos em um período menor que três meses, se dá por vários motivos, mas o principal é a chuva contínua e, em alguns casos, forte. Nessa época, as pancadas de chuva costumam trazer consigo a força do vento. As árvores com brocas feitas por cupins ou mesmo as que tenham as raízes danificadas não conseguem se sustentar e caem. Em alguns casos, tombam inclusive com a exposição da raiz. O que é percebido em vários casos.

Em outros casos, quando chove de uma forma contínua como tem sido nos últimos dias, o solo fica encharcado e se torna ainda mais propício para esses incidentes, já que com o solo molhado, a árvore fica ainda mais pesada. Se bater um vento mais forte, isso facilita a queda.  Conforme presenciado, não existe, ao certo, uma única espécie de árvore que seja a mais vulnerável. Isso porque geralmente são vários fatores: as maiores, mais antigas, por exemplo. Essas árvores costumam pesar mais por causa da absorção da água. Nesse tipo de situação são árvores de médio a grande porte que costumam não aguentar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo