Césio -137: mineradora tem fontes radioativas furtadas em Minas
A Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS/CNEN) deve enviar, nesta quarta-feira (5), uma equipe a mineradora em Nazareno, no Sul de Minas, para apurar o desaparecimento de duas fontes seladas de Césio-137. A informação é da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A Polícia Civil de Minas Gerais informou, nesta quarta (5), que instaurou procedimento investigativo para investigar o extravio.
A mineradora AMG procurou a Polícia Militar para registrar ocorrência no dia 30 de junho. Consta no documento que em 22 de maio, um empregado verificou que o equipamento havia sido guardado com segurança. Mas, no dia seguinte, a fonte já não estava mais lá. Com isso, a empresa iniciou uma apuração interna.
Conforme o registro policial, o outro equipamento estava instalado em uma tubulação de “muito difícil acesso” e, também, desapareceu. Estas fontes de Césio-137 são usadas em equipamentos medidores de densidade.
Em 29 de junho, a CNEN foi acionada. No dia seguinte, técnicos foram ao local para levantar as informações e verificar as ações dos técnicos de radioproteção da empresa.