Coluna Ecológica Gira Sol em Ação
Educação Ambiental em Foco
CEM Maria de Fátima Morais
O Programa de Educação Ambiental Gira Sol, da Secretaria Municipal de Educação, evidencia o trabalho relevante sobre o Meio Ambiente, desenvolvido pelo Centro Educacional Municipal Maria de Fátima Oliveira Morais. Em destaque, para conhecer melhor as riquezas de nossa terra, os alunos da escola supracitada foram incentivados a conhecer mais sobre o lugar onde vivem, as paisagens naturais que foram preservadas (relevo, cobertura vegetal, solo, rios etc.), e também as ações antrópicas que foram transformadoras.
Puderam fazer um parâmetro entre as ações de conservação e degradação, identificação do relevo e tipos de erosão do solo.
Os alunos colocaram “a mão na massa” e puderam ver os tipos de solo de nossa cidade e tudo mais que envolve esse assunto, experiências com material concreto que serão inesquecíveis para eles.
Agradecimento Ecológico a todos que lutam pela preservação do meio ambiente de nossa cidade e de nosso Planeta, buscando um mundo melhor.
Horta e Colheita do CAIC
A Secretaria Municipal de Educação/Programa de Educação Ambiental Gira Sol acompanha de perto as hortinhas nas escolas incentivando com entrega do kit ecológico com diversos materiais para a manutenção da horta a todas as instituições municipais. No corrente ano, acompanhou o projeto de montagem de composteira e implantação de hortas em 6 (seis) escolas municipais, o qual foi desenvolvido em parceria com a Empresa LD Celulose. Ressaltamos que o projeto da horta não é algo novo para as nossas unidades de ensino, em anos anteriores à pandemia, já era realidade em vários ambientes escolares.
Salientamos também que em diversas instituições de ensino existem lindas hortas, mesmo sem a parceria da empresa supracitada. Nessa edição, evidenciamos O CAIC Dr. Arcino Santos Laureano que comprova concretamente a importância desse projeto que veio a reativar a horta mostrando a riqueza e fartura que a terra produz. O enriquecimento do lanche de nossas crianças, com alimentos frescos e sem agrotóxicos, torna-o melhor e mais saudável.
Quando vemos o resultado do trabalho desenvolvido, não podemos esquecer dos cuidados que devemos ter com a horta, aguar todos os dias e colocar o composto orgânico produzido através da composteira, que também foi montada na escola. É de suma importância incentivar o envolvimento dos alunos e ter uma pessoa para fazer a manutenção, tirar os matinhos, ervas daninhas, e tudo mais.
Aí vem a colheita do fruto do trabalho ambiental, a hora boa do encantamento e o prazer de colher, que delícia!
Agradecimento à diretora Sirley Maria e equipe, professores e alunos da escola supracitada, principalmente ao senhor Luiz Félix, funcionário da escola que abraçou esse projeto e se tornou o responsável pelos cuidados cotidiano com a hortinha.
“As pessoas esquecerão quão rápido você fez um trabalho, mas sempre lembrarão quão bem você o fez.” Howard Newton
Secretaria Municipal de Educação – Programa de Educação Ambiental Gira Sol –Apoio Ministério Público do Estado de Minas Gerais