Gira Sol

Coluna Ecológica Gira Sol em Ação        

Giro Ambiental pelo Mundo

O Programa de Educação Ambiental Gira Sol, da Secretaria Municipal de Educação, faz um giro ambiental pelo mundo, passando primeiro por Rio Grande do Sul, Brasil. Região que apresenta cenário de um lugar engolido pelas águas, consequências de um aquecimento global se mostrando com força total, causando muita destruição. Com temperaturas acima da média, o ecossistema sem equilíbrio, as mudanças climáticas e outros diversos fatores estão provocando tantos problemas ambientais. 

Segundo meteorologistas, os ventos fortes, as ondas de calor, a corrente de umidade da Amazônia e a combinação desses fatores resultou em uma massa de ar quente sobre a área central do país que impediu a passagem da frente fria que estava na região Sul e fez com que a instabilidade ficasse sobre o Estado, provocando as chuvas intensas e contínuas (www.terra.com.br). Natureza em desordem. Mais uma vez, ela chama a nossa atenção. Um alerta para humanidade, pois, os cuidados com o meio ambiente são sempre deixados em segundo plano, os resultados estão aí, diante de nossos olhos, comprovando nossas preocupações.

Grandes eventos são realizados para promover acordos mundiais sobre o meio ambiente, mas não resolve, todas as decisões só ficam no papel ou na conversa, são necessárias ações planejadas para fazer acontecer as soluções eficazes para evitar transtornos e desastres ambientais.

Então, fica um questionamento, e agora? Que possamos aprender com essa catástrofe, a observar os problemas ambientais que estão próximos a nós mesmos. Mas, não é somente aqui, no Brasil, através das redes de comunicação podemos acompanhar as notícias sobre os problemas ambientais que estão acontecendo pelo mundo. Consequências de tantas mudanças climáticas, a natureza entra em desequilíbrio, nessa semana os Estados Unidos sofreram com tornados, mortes e destruições. Segundo o Jornal Nacional, “mais de 20 tornados atingiram regiões dos Estados Unidos; danos foram maiores em Iowa e o governo declarou que houve várias mortes, mas não informou o número porque ainda está buscando desaparecidos.”

O México sofre com a onda de calor, as pessoas e os animais sentem os efeitos da alta temperatura que está até atingindo a rede elétrica, provocando apagões. Segundo o G1, “O calor no estado de Tabasco, no México, está tão intenso que macacos bugios estão caindo mortos das árvores. O biólogo Gilberto Pozo encontrou 83 animais mortos ou moribundos no chão. As mortes começaram no dia 5 de maio, mas o pico aconteceu no último fim de semana.” Imagina se isso for só o começo. Muito importante a conscientização ambiental, a força da natureza mostrará o porquê da nossa perseverança na proteção do Meio Ambiente e da vida.

Cores e Sons do Cerrado: Educação Socioambiental na Contenda

Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação/Programa de Educação Ambiental Gira Sol, está acontecendo o Projeto Cores e Sons do Cerrado: Educação Socioambiental, na Escola Municipal José Inácio, realizado pelo Consórcio Capim Branco Energia, com coordenação e execução do Alecrim Dourado – Práticas Sustentáveis. O Projeto visa a preservação do Bioma Cerrado buscando envolver a comunidade escolar num trabalho planejado, com atividades desenvolvidas e apresentadas em forma de Sarau, para esse ano de 2024 e para o ano de 2025.

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.  Albert Schweitzer

Secretaria Municipal de Educação

Programa de Educação Ambiental Gira Sol

Apoio: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo