A convite do Major BM Fabrício Silva Araújo, a Coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, primeira mulher a assumir o Estado-Maior do Corpo de Bombeiros no Estado de Minas Gerais, visitou as unidades do 5º Batalhão de Bombeiros, a qual a 2ª Companhia de Araguari faz parte. A comitiva que visitou Araguari contou com a presença do Coronel BM André Humia Casarin, comandante do 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, e a visita se estendeu até o Palácio dos Ferroviários, onde a comitiva foi recebida pelo prefeito Renato Carvalho e a vice-prefeita Maria Cecília Araújo. “Para nós é um prazer receber a coronel Daniela e ver o quanto as mulheres estão atuantes em todas as áreas. Nossa administração tem muito orgulho em ter além de uma vice-prefeita, secretárias municipais que desempenham com maestria suas funções. Sabemos que as mulheres ainda irão enfrentar muitos desafios e desejo a coronel Daniela, sorte nessa nova empreitada e coloco meu gabinete sempre de portas abertas”, destacou Renato Carvalho.
CORONEL DANIELA
De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, a coronel, aos 18 anos, ingressou na corporação como soldado. Ela fez parte da primeira turma de mulheres admitidas na instituição do estado em 1993.
Em 2005, Daniela participou da primeira turma de pilotos formada para iniciar o serviço aéreo na corporação, com a criação do Batalhão de Operações Aéreas. Em 2016 ela também foi a primeira mulher nos Corpos de Bombeiros do Brasil a comandar um batalhão deste tipo. A coronel também é bacharel em direito, especialista em políticas públicas, técnica em eletrônica, entre outras atribuições.