Trânsito

Desrespeito causa acidentes, mas a culpa é dos cruzamentos

Os acidentes em Araguari são frequentes e, em algumas vezes, acaba deixando pessoas mortas. A falta de educação no trânsito e o desrespeito às leis são as responsáveis pelos registros. Entretanto, todos preferem culpar os cruzamentos entre as ruas

Continua um tanto quanto complicado trafegar pelas ruas da cidade, principalmente, em horários de pico, quando o fluxo se torna ainda mais intenso, tanto de carros, quanto de motos, ciclistas e pedestres. Acidentes, desde simples colisões a fatos com mais gravidade, são registrados com frequência pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, em Araguari. As ocorrências são de choques entres veículos de passeio e, com mais registros, há os acidentes envolvendo motociclistas, esses que estão cada vez em maior número pelas vias e, até mesmo, pelas imprudências que são flagradas diariamente, uma vez que, se por um lado as motos permitem chegada mais rápida aos destinos desejados, por outro há o receio de que seus condutores extrapolem os limites e cometam infrações de trânsito que resultem em multas e acidentes. Os levantamentos apontam que mais de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, segundo especialistas. Os que acontecem em cruzamentos não fogem dessa regra, pois a causa da maioria é a desobediência à sinalização, uma vez que um dos motoristas não parou no semáforo ou diante da placa PARE (que determina a via preferencial). Nos acidentes que ocorrem, no entanto, nem sempre os envolvidos saem com ferimentos leves e essa é a grande preocupação das equipes que, no dia a dia, atendem as ocorrências de acidentes no trânsito. Vale alertar para que, como a grande maioria dos acidentes de trânsito, aqueles que ocorrem em cruzamentos também podem ser evitados, desde que o motorista obedeça à sinalização e esteja atento a tudo o que ocorre ao seu redor. Mesmo tendo a preferência diante do cruzamento, ter atenção é fundamental.

DICAS DE SEGURANÇA PARA QUEM SE APROXIMA DE CRUZAMENTOS

– Respeitar a sinalização e diminuir a velocidade;

– Indicar manobras com antecedência;

– Somente cruzar a via com segurança;

– Cuidar com os procedimentos de conversão, principalmente à esquerda.

– Dar a preferência para pedestres e veículos não motorizados.

– Prestar atenção redobrada na hora de transpor a linha férrea e lembrar sempre que o trem não pode parar da mesma forma que você.

– Não ultrapassar no cruzamento ou em suas proximidades.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo