A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG – fez uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal para apresentar seu Relatório Anual de Ações referente ao ano de 2022. A Emater é uma empresa pública que abrange 94% dos municípios de Minas Gerais. O público-alvo da instituição são os agricultores familiares que são aqueles que possuem menos de 120 hectares de terra e que a sua renda anual não ultrapasse o valor de 500 mil reais.
Em Araguari, o escritório local da Emater corresponde a Unidade Regional de Uberlândia que abrange 92 municípios do Triângulo Mineiro. A Emater presta assistência técnica aos agricultores, realizando, por exemplo, o Cadastro da Agricultura Familiar – CAF, documento que possibilita que eles participem do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que determina que 30% do valor repassado pelo PNAE devam ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
Para o técnico da Emater, o engenheiro agrônomo André Luiz Figueiredo, “Araguari tem tudo favorável para a agricultura, tem altitude, água, solos férteis, proporcionando uma maior diversidade dos produtos agropecuários que são oferecidos: gado de leite, piscicultura, apicultura, café, soja, milho, hortaliças e fruticultura. Infelizmente, não estamos conseguindo atender a todos os agricultores, pois a demanda é muito grande, são muitas atividades aqui no nosso município, mas o que pudermos fazer para melhorar a qualidade do agricultor familiar será o nosso trabalho, o nosso objetivo”, destacou. Ao final, o vereador Vinícius Duarte (Republicanos) entregou uma Moção de Aplauso à equipe da Emater de Araguari pelos relevantes serviços prestados ao município.