O Programa de Educação Ambiental Gira Sol/Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tendo em vista a preservação ambiental e a importância dessa conscientização, promoveram, com as escolas municipais, um maravilhoso espetáculo de dança apresentado por alunos. O evento contou com o apoio do Studio A de Dança e Arabesque Escola de Dança, Secretaria Municipal de Gabinete, Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC, Departamentos: Comunicação, Tecnologia, Educação Física, Transporte da Secretaria de Educação, Diretores e Professores e pais dos alunos das Escolas Municipais. Contou também, com a valiosa parceria da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros para a realização dessa importante ação ambiental.
Com o intuito de propagar a necessidade da conscientização ambiental, junto aos alunos e educadores, o Programa de Educação Ambiental Gira Sol, realizou o evento na Casa da Cultura, no dia 31 de outubro de 2023, visando à mudança de hábitos e de atitudes inadequadas em relação à natureza através da arte da dança. A dança ecológica é uma arte saudável para o corpo e para a mente, um momento mágico, onde o aluno pode expressar através dos movimentos, do ritmo e da boa música toda sua habilidade corporal. O aprendizado é presencial, vivencial e eminentemente prático, de forma a alcançar um maior envolvimento e sensibilização dos participantes com as questões socioambientais, além de promover valores como união, cooperação, sensação de pertencimento, inclusão, convivência pacífica e educação.
Para esquentar a abertura o festival, contou com o bailarino Tauã Borges, do Studio A de Dança, que fez uma belíssima apresentação!!!
As apresentações da dança com tema ecológico objetivaram evidenciar os benefícios que a natureza nos proporciona e nosso dever de cuidado e proteção do meio ambiente e para estimular a percepção dos participantes: alunos, diretores, professores da rede municipal e jurados presentes, o Programa de educação Ambiental, Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público de Minas Gerais gentilmente homenagearam os participantes com uma lembrança.
As coreografias foram analisadas por uma banca de 5 jurados técnicos, coreógrafos e convidados.
Todos os alunos das escolas participantes brilharam, deram um show, contagiaram e iluminaram com suas lindas coreografias.
As 3(três) melhores coreografias da “Dança Ecológica” foram premiadas:
1º lugar: CEM Mário da Silva Pereira, alunos: Anna Julia Rodrigues Giolo, Gustavo Silva Arruda, Manuella Soares Santos, Maria Fernanda Vieira Rodrigues, Maria Julia de Souza Viana, Maria Julia Lopes Dau, Maria Luiza Rodrigues de Aguiar, Melissa de Almeida Andrade, todos alunos receberam uma caixinha de som como premiação.
2º lugar: CEM José Inácio, alunos: Ana Gabrielly Silva Amaral, Emilly Duarte Souza, Manuella Silva de Souza, Maria Clara Oliveira Soares, Maria Luiza Oliveira Soares, Miguel Pereira dos Santos, Pedro Lucas Inácio Ramos, Pedro Wesley Nascimento Ferreira, Raphaela Vieira da Silva, os alunos receberam um fone de ouvido sem fio com bluetooth como premiação.
3º lugar: CEM Tenente Coronel Vilagran Cabrita, alunos: Maria Eduarda Sousa, Mikaele Ritânia da Silva, Amanda de Lima, Ana Vitória Loiola, Isabelly da Silva Freitas, Thalyta Eloá Mendes dos Santos, Ruan Felix Fernandes, Gabrielly Malaquias Paiva, Giovanna Vitória Peres Cerqueira, os alunos receberam um headphone como premiação.
Destaque especial para as professoras coreógrafas Marli de Fátima Rosa-CEM Mário da Silva Pereira, Márcia Regina Alves Resende-CEM José Inácio e Layze Dedes do Nascimento- CEM Tenente Coronel Vilagran Cabrita, que foram premiados no 1º, 2º, e 3º lugares com 1 tablet.
Nosso reconhecimento e agradecimento ecológico ao Secretário Gilmar Chaves da Secretaria Municipal de Educação representado pela Marianne Ribeiro Andrade, Promotora de Justiça Dra. Lílian Tobias Ministério Público, Comandante Tenente Sérgio Quirino da Polícia Ambiental, Sargento Adriana Cristina Campos de Souza e Cabo Cairo Alexandre Lemos Ribeiro do Corpo de Bombeiros, Tatiane Enéas do Studio A de Dança e Isabela Rodrigues da Cunha e Paula da Arabesque Escola de Dança, Reginaldo da Secretaria Municipal de Gabinete, Diogo Machado da Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC, Cristiane Veloso de Oliveira e Gabriel Sonoplastia, Carla Andreia do Departamento de Comunicação, Michelle Brasileiro do Departamento de Tecnologia, Simone Marques do Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação, Diretores, Professores e Alunos das Escolas Municipais, e enfim, a todos que cooperaram e participaram para o sucesso da realização do evento em prol da dança ecológica.
Agradecemos efusivamente a todos os Departamentos da Secretaria Municipal de Educação, Governança, NAI, CEMAPE, Pedagógico Fundamental e Infantil, Inspeção, Tempo Integral, pela efetiva participação no Show da Dança Ecológica!!!!
“A dança é uma ótima forma de demonstrar as maravilhas que mente e corpo unidos à música são capazes de realizar!!!”
Secretaria Municipal de Educação
Programa de Educação Ambiental Gira Sol
Apoio: Ministério Público do Estado de Minas Gerais