Festa do Rosário é encerrada com apresentação dos Ternos de Congado, coroação e procissão
Um dos destaques da Festa de Congados deste ano foi a coroação da Rainha de Santa Efigênia e a consagração do novo General da Irmandade
Neste último fim de semana as cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba realizaram suas tradicionais festas de Congados. A festa reuniu elementos temáticos africanos e ibéricos, com danças temáticas da formação afro brasileira. A festa também ocorre todos os anos da cidade de Catalão, em Goiás. Em Araguari a festa teve seu ponto alto nas apresentações e missas realizadas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Desde o fim de setembro foi realizada, a Grande Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com missas, novena, barracas, leilões e apresentações culturais. O evento terminou no último domingo (9). Quem compareceu ao local pôde conferir de perto a riqueza dos Ternos de Congados, Moçambiques e Catupés.
ORGANIZAÇÃO
A festa do Congado é coordenada pela Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec e a Paróquia do Rosário. A associação é composta de 15 ternos de congados, todos com personalidade jurídica própria, sendo quatro ternos de moçambiques, um terno de marinheiro, um terno de catupé e nove ternos de congos. Até ano passado, a casa real se constituía da seguinte forma: um guarda coroa como administrador, um casal de reis representava nossa Senhora do rosário e mais um casal de reis representava São Benedito e um General fazia a interlocução entre a Casa Real e os ternos.
A FESTA
Teve início as festividades no ultimo dia 30 de setembro com alvorada festiva e a apresentação dos ternos de congados na igreja do Rosário. Durante a semana acontecem as novenas e quermesses, além da visita dos ternos. Na tarde do sábado (8) os ternos de congados se encontram na busca do mastro dos santos, na casa das bandeireiras e seguiram em procissão até a igreja do Rosário onde, após a missa, ocorreu o hasteamento do mastro, a queima da fogueira e a apresentação dos ternos. No dia seguinte, domingo (9) os ternos seguiram a tradição de buscar o reinado em suas residências e logo após e encontram na porta da casa do Rei de Nossa Senhora, Ítalo Caetano, após reunir o reinado, os padres celebrantes juntamente com coroinhas e os convidados representantes do poder público, o cortejo seguiu rumo à igreja. O Moçambique Branco canta a abertura das portas da igreja, o Padre Rui Vieira, pároco da igreja do Rosário abre as portas dando boas vindas ao cortejo que passam diante do altar em saudação aos santos padroeiros e o reinado, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
COROAÇÃO
Esse ano houve a coroação da nova rainha perpétua, que representará Santa Efigênia e a consagração do General, considerando que o anterior renunciou ao cargo.
Maria Eva Correia, Rainha da Coroa de Santa Efigênia, é natural de São Saulo/SP, mas criada em Araguari desde a mais tenra idade quando a mãe a deixou sobe os cuidados do antigo internato Maria Carlota e ela foi adotada pela tia, Dona Aparecida que cuidava da Igreja do Rosário, quando iniciou sua vida na tradição do congado. Desde sempre sua vida no congado foi no Congo de Ouro e em março de 1995, após um namoro, tornou-se companheira do fundador do terno, o saudoso Capitão Edson “Batata” e permaneceram juntos por oito anos, separando maritalmente em 2003, mas se tornaram companheiros de vida até seu desencarne, ano passado. Ainda hoje Maria Eva permanece no terno Congo de Ouro, agora sobre a responsabilidade dos netos do fundador, os Capitães Rodrigo e Leandro.
Emerson Alves Pereira, Novo General da Irmandade, é filho de Walterson e Sônia Maria Pereira. Tem ascendência Real, considerando ser bisneto da saudosa Rainha da Coroa de Nossa Senhora Dona Rita e sobrinho-neto da Rainha da Coroa de São Benedito Dona Antônia. Iniciou sua vida de congadeiro no Congo de Ouro e em 1996 optou por dar continuidade no Moçambique Branco onde permanece até hoje.