O 2º Batalhão Ferroviário realizou na manhã desta sexta-feira (26), a solenidade de formatura em comemoração ao Dia Internacional do Pacekeeper. O encontro aconteceu na Praça Visconde de Mauá, sede do Batalhão Mauá.
O Tenente-Coronel Romualdo Crisanto Eufrázio recepcionou o público presente e os convidados, que contou com a presença do deputado federal Zé Vitor, Tenente Tiago Palhares, que representou o comando do 53º Batalhão de Polícia Militar, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Pedro Luiz Sousa, presidente do Conselho de Segurança Pública de Araguari, Bruno Brandão, Cristiane Ney que representou a secretaria de Educação e alunos dos centros educacionais municipais, Papa João XXIII e Maria de Fátima Teixeira.
O Brasil possui longo histórico de contribuição para a paz mundial. Há 73 anos, no início de 1947, o País enviava, pela primeira vez, três observadores militares para os Balcãs, a serviço das Nações Unidas. Um ano mais tarde, nossa bandeira estaria novamente presente, monitorando o acordo de cessar-fogo árabe-israelense, naquela que se consagrou como a primeira missão de paz das Nações Unidas, motivando a escolha do dia 29 de maio como o Dia Internacional dos Peacekeepers, os “Capacetes Azuis”.
O evento marcou a entrega de um ônibus, que contou com a emenda parlamentar do deputado federal Zé Vitor. “Continuamos trabalhando para fortalecer o nosso 2º Batalhão Ferroviário e não medimos esforços para auxiliar esta importante instituição no que for preciso”, destacou o deputado.
“Inicialmente agradeço a presença de todos que vieram abrilhantar nossa formatura do Dia dos Peacekeepers. Agradeço a presença e ao deputado Zé Vitor que mais uma vez nos ajudou com a doação de um ônibus para o nosso centro de condutores. E por fim aos nossos Peacekeepers, o nosso reconhecimento pelo trabalho e por estarem sempre a frentes de missões importantes de paz pelo mundo”, disse o Tenente-Coronel Romualdo.