CulturaGeral

Violoncelo surpreende crianças e jovens na Sementear

Aprovado no edital 001/2022 do PMIC-Programa de Incentivo à Cultura, política pública aprovada em lei em Araguari e executada pelo Governo do Prefeito Renato de Carvalho e capitaneada pela FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, liderada pelo jovem Diogo Machado, o curso Introdução I ao Aprendizado do Violoncelo da Sementear transcorre com as melhores perspectivas.

“Por ser um instrumento de alta complexidade e grau de dificuldade, ele é ideal para promover o desenvolvimento cognitivo na criança, no jovem e porque não no adulto de todas as idades” – informa Luiz Carlos Ferreira da Silva, presidente da Sementear.

Esta etapa do estudo do violoncelo é primordial e desafiadora. O aluno chega para o contado com o instrumento e se surpreende, isto porque o desafio é grande. A criança, além de ter de dar atenção a aspectos teóricos que não são poupados, executa exercícios de musicalização e já manuseia o instrumento.

“É imprescindível que a criança compreenda desde o primeiro dia que irá mergulhar em um universo musical e que esse universo lhe será útil, muito útil em sua vida cotidiana. A disciplina de estudo e a frequência às aulas, vão, pouco a pouco engajando o aspirante a cellista nas asas dessa paixão” – diz Thalita Palão sobre seus aluninhos iniciantes.

Muitos dos alunos, se não são estimulados pelo afeto e pelo carisma da professora, tendem a desistir. Toda a equipe da Sementear sabe do alto preço para se tocar violoncelo. Ele não é um instrumento fácil e nem barato, na verdade.

“Sabemos muito bem o quanto custa de sacrifício para nossas crianças e jovens manterem-se no curso, por problemas de diversas ordens na família, na escola, pessoais – nossos alunos são majoritariamente vulneráveis socialmente – além do quanto não sai barato para a Sementear que luta para levantar recursos de fontes diversas a fim de proporcionar tal oportunidade. Lá se vão seis anos da fundação do PIC-Programa de Iniciação Cultural, em maio de 2017” – informa Públio Carísio de Paula, gestor do PIC.

A criança e o jovem, desse modo, vão, com relativa velocidade, adquirindo intimidade com o violoncelo, o que não acontece de uma vez e somente depois de pelo menos dois anos, consegue desenvoltura suficiente para participar de um grupo de violoncelo.

Vale ressaltar que o desenvolvimento da criança e do jovem não é somente cognitivo, ele desperta em si emoções que somente o violoncelo consegue, o contato com a música erudita, inicial e preferentemente, sem deixar de conviver com folclore e outros gêneros musicais bem brasileiros. A autoestima, a superação da inibição, o engajamento de grupo são alguns dos benefícios, entre muitos outros.

O PMIC é uma das políticas públicas municipais mais eficientes na promoção da arte e da cultura locais em todas as suas expressões de manifestação. Criado para fomentar o setor, é responsável pela manutenção de diversas associações sem fins lucrativos e artistas individuais de Araguari.

Para a Sementear foi uma primeira oportunidade para se ambientar no cenário das políticas públicas porque elas existem para fomentar, repetimos, incentivar a cultura e as artes.

A FAEC, como gestora dos recursos, juntamente com toda a equipe, seguem empenhada nas suas finalidades estatutárias apoiando e criando situações para o crescimento do setor e da cadeia produtiva cultural que oferece inúmeras vagas de emprego, tanto quanto contribui com a coletividade. A Sementear irá divulgar brevemente um recital dos alunos iniciantes, para a conclusão dessa primeiríssima etapa de aprendizado do violoncelo, mostrando a familiares e comunidade as primeiras notas destes alunos iniciantes. Na ocasião os alunos intermediários e avançados também tocarão, além, da ilustríssima presença do artista mais do que araguarino Luiz Salgado com sua viola e seu carisma.

Aguardem!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo