O BERIMBAL
Grão Mestre Corisco
Vanir Fernandes, conhecido no cenário da capoeira como Grão Mestre Corisco, nasceu em 13/09/1957 na cidade de Uberaba – MG.
Filho de Adélia Fernandes e João Major mudou-se para Uberlândia ainda criança, onde algum tempo depois começou treinar capoeira com Mestre Osvaldo (falecido em 2016). As aulas não foram adiante, pois seu professor na época deixou de dar aulas por motivos particulares. Interessado em prosseguir seu aprendizado, começou a treinar nas rodas da região e do estado de São Paulo. Na década de 70 fundou o grupo Cordão de Ouro, hoje renomeado para ASCAU – Associação de Capoeira de Uberlândia.
Na década de 80 foi formado “Mestre” pelas mãos de Mestre Gatão, atualmente residente em Santo André – SP onde desenvolve seu trabalho. Nesta época viajou para África do sul para realizar apresentações de capoeira e ministrar cursos diversos sobre nossa arte.
Grão Mestre Corisco foi responsável pela introdução da capoeira no Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, fundou e dirigiu a ASCAU – Associação de capoeira de Uberlândia (Minas Gerais) – onde formou 40 Mestres e granjeou mais de 10.000 atletas, tendo representantes em diversas cidades da região e alguns países.
Em Araguari, ele ministrou aulas na antiga Academia Pódium, quando ainda era atrás da Igreja Matriz. Ali iniciou por volta de 1984 com uma metodologia de sistema de cordas, que não existia ate então na cidade composta das seguintes graduações:
Branca – iniciante
Amarela – aluno
Azul – aluno avançado
Verde – Instrutor
Roxa – Professor
Marrom – Contra Mestre
Preta – Mestrando
Vermelha – Mestre
Com isso, muitos alunos que treinavam na rua, ou mesmo com o precursor da capoeira em Araguari, Mestre Moreno, deixaram de treinar com ele e foi trenar com Mestre Corisco, que formou grandes nomes em Araguari, como: Nuguett, Fera, Limão, Onça, Gasolina, Bifão, Miúdo, Gasolina, Negrete, Léo Mulata, Mumbuca, Ferrugem, Sapulha e tantos outros.
Grão Mestre Corisco dedicou-se a promoção de uma vida saudável, a recuperação social de pessoas através do esporte e a utilização da capoeira como filosofia de vida. Em 16/12/2001 recebeu o título de Grão Mestre, com certificado e a Corda Vermelha e Prata das mãos de Mestre Garoa, irmão consanguíneo de Mestre Gatão, durante cerimônia de formatura de Mestres daquela época.
No dia 03/04/2002, Grão Mestre Corisco faleceu vítima de um câncer no estômago, deixando a capoeira em luto. Ontem, completaram 21 anos que ele partiu para a roda celeste, para jogar ao lado dos grandes da capoeira no céu.
Deixou mulher(Mestra Miúda) e dois filhos(Mestre Tibirici e Contra Mestra Maré) e um trabalho sociocultural admirável. Foi pai amoroso de seus filhos e de seus alunos, de quem cuidava com rigor e disciplina. Deixou saudades e será sempre lembrado nas rodas de capoeira do mundo inteiro.
“O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada…” iê capoeira!!!