O BERIMBAL
CAPOEIRA EM ARAGUARI
Com a chegada da capoeira em Araguari, na década de 80 trazida pelo Mestre Moreno, e paralelo logo depois chegou Mestre Corisco, que com um sistema de graduações que possibilitava uma formatura mais rápida o que causou uma debandada de alunos que deixaram o Mestre Moreno e foram treinar na antiga Academia Pódium, que funcionava atrás da Igreja Matriz. Os mais antigos foram: Nuguett, Miudo(irmão consanguíneo do Mestre Zulu), Fera, Onça, Suicídio, Caju, Castanha e vários outros.
Na Praça da Igreja de Fátima, eram realizadas as rodas do mestre Moreno e junto com ele, integrou ao grupo: Curió(recém chegado de Goiânia), Pé de Ferro, Raposa, Capitão, Cavalo, Caveirinha, Zulu, Queimado e outros.
Em 1992, Zulu que era na época Professor, se junta com o Professor Capataz(ex aluno de Mestre Corisco) e funda o Grupo Afrikpoeira, ministrando aulas em um porão de uma casa, em frente o antigo Supermercado Cogal, na Avenida Marciano Santos
A partir dai, para as guerras de guangues nas ruas de Araguari foi um pulo, onde se encontravam capoeiristas de grupos rivais era porrada, corte de navalha, garrafadas e confronto com a polícia. Numa dessas brigas, Mestre Moreno foi gravemente ferido com 16 facadas e após vários meses na UTI do Hospital Santo Antônio, conseguiu se reestabelecer e após isso nunca mais foi o mesmo, em termos de saúde plena.
As guerras continuaram a manchar a história da capoeira e em 1995, Mestre Zulu criou uma competição de capoeira intitulada: Campeonato Aberto de Capoeira – Torneio Feliz Cidade, onde os capoeirista podiam se digladiar na roda de capoeira, porém com regras pré-estabelecidas e a cidade passa a ser referência na capoeira esporte da região e até de outros estados.
Em 1997, após colher assinaturas de 3000 capoeiristas no estado e apresentar um projeto na Secretaria Estadual de Esportes – Superintendência dos JIMIs, Mestre Zulu depois de uma apresentação da capoeira como esporte, que aconteceu na Cidade de Uberaba, conseguiu implantar a modalidade “capoeira”, nos Jogos do Interior de Minas, sendo o Coordenador Geral da competição em seu primeiro ano na cidade de Ouro Preto, já no ano de 1998. Uma nova era da capoeira se descortinava em Araguari.