O atual prefeito de Araguari e candidato à reeleição, Renato Carvalho (Republicanos), lidera a corrida eleitoral pelo Executivo na cidade, no Triângulo Mineiro. De acordo com a pesquisa DATATEMPO, realizada entre 26 e 29 de setembro, o candidato tem 65,3% das intenções de voto no cenário estimulado (quando os nomes são apresentados ao eleitor) e está com 42,6 pontos percentuais a mais que Maria Belém (PSD). Na segunda colocação, Maria Belém tem a preferência de 22,7% dos entrevistados.
Quando considerados os votos válidos (excluindo os brancos e nulos), Carvalho tem larga vantagem e alcança 72,8%, enquanto Maria soma 25,2%.
Na avaliação da cientista social e analista de pesquisas da DATATEMPO, Bruna Assis, a aprovação da atual gestão “é crucial para o desempenho favorável de Renato Carvalho”. Segundo o levantamento, 80,9% dos entrevistados aprovam a gestão do prefeito. O favoritismo é reforçado quando 61,3% também afirmam que preferem manter a continuidade da atual gestão e 71,6% avaliam como muito boa ou boa a gestão municipal. “Uma população satisfeita com o trabalho reconhece as conquistas da gestão e tende a apoiar sua continuidade, enxergando-a como uma garantia de mais melhorias. Em contraste, o novo é visto como uma aposta arriscada”, analisou Bruna Assis.
Ainda conforme Bruna, a percepção dos eleitores sobre quem tem mais chance de vitória e a menor rejeição em relação aos concorrentes também demonstram a solidificação da candidatura de Carvalho, “criando uma vantagem significativa sobre seus adversários”. Para 81,1% dos entrevistados, “independentemente de sua intenção de voto”, o prefeito deve vencer as eleições. Ainda segundo a DATATEMPO, o prefeito é um dos menos rejeitados (14,2%), ao lado de Marlene (13,3%). Ele está atrás de Wellington Sebastião (22,9%) e Maria Belém (21,1%). “Isso torna a conversão de votos, na reta final da campanha, bastante desafiadora para eles”, completou.
A pesquisa foi contratada pela Alfa Comunicação Integrada Ltda/Alfa Propaganda. Foram 450 entrevistas domiciliares entre 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de 4,61 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro no TRE-MG é 08967/2024.