Em uma entrevista coletiva bastante concorrida, o Comando do 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari, por meio do Tenente-Coronel Vanderlan Alves Gomes acompanhado pelo Delegado Luciano Alves Santos, Chefe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil passou todas as informações referentes aos registros policiais e índices de crimes registrados em Araguari neste ano de 2023.
O encontro ocorreu no auditório do Siccob/Aracredi, contando com a presença de vários oficiais da Polícia Militar de Araguari e Uberlândia, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, vereadores de Araguari e outras cidades, representantes a OAB/Araguari, entidades de classe, empresários, comerciantes e representantes de todos os segmentos da imprensa de Araguari e da imprensa regional.
Durante o encontro, o Major Sócrates, Chefe da P3/ da 9ª Região da Polícia Militar apresentou todos os dados referentes ao primeiro semestre de 2023, relacionado à prestação do serviço do 53º Batalhão de Polícia Militar às sete cidades de sua atuação; Araguari, Indianópolis, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Tupaciguara e Araporã.
Dentre os dados apresentados estão à redução dos crimes violentos, como homicídios, homicídios tentados, roubos com emprego de violência. Ao mesmo tempo um aumento significativo na apreensão de drogas, prisões e apreensões de menores envolvidos nesta prática de crime, bem como o grande número de armas apreendidas ao longo de janeiro até junho de 2023, com dados comparados ao mesmo período em 2022.
Para se tiver uma ideia, somente com relação aos homicídios consumados, dentro da área do 53º BPM foram registrados cinco homicídios neste ano, uma redução de 46,6%, se comparado ao ano passado. Desses cinco homicídios, quatro foram em Araguari, com seis autores presos, dois identificados e dois suspeitos.
Os dados demonstrados pela 9º Região da Polícia Militar apontam que dentro do estado de Minas Gerais, o 53º Batalhão de Polícia é o segundo a reduzir as ocorrências de crimes violentes, e de resposta positiva cm prisões e apreensões de bens furtados e roubados. Resultado que deixa o 53º BPM a frente de outros vários batalhões espalhados pelo estado de Minas Gerais.
Ao final da apresentação os dois responsáveis pelas policias falaram e interagiram com o público presente. O Tenente-Coronel Vanderlan foi o primeiro a falar. “Quero deixar claro que este encontro está sendo realizada pelos batalhões de todo estados por determinado do Estado Maior a Polícia Militar de Minas Gerais. Os índices demonstrados pelo 53º Batalhão de Polícia Militar são satisfatórios e mostram o empenho que meus subordinados têm mostrado com Araguari e nas demais cidades que fazem parte do nosso trabalho. Precisamos que todos os segmentos se unam para que tenhamos mais força com equipamentos a fim de proporcionar ainda mais segurança para o cidadão. Temos hoje, o cidadão de bem como grande parceiro com denúncias que nos auxiliam muitos em várias questões criminais”, destacou.
O Delegado Regional, Luciano Alves dos Santos parabenizou o trabalho efetuado pela Polícia Militar, e esclareceu alguns pontos relativos à Polícia Civil. “Quando assumimos a 4ª Delegacia de Polícia Civil em Araguari identificamos algumas medidas que ao nosso ponto de vista estava equivocado. Dentre eles, a forma do investigador reportar primeiramente os fatos apurados para o inspetor e posteriormente para o delegado da pasta em questão. Hoje, todos os fatos são reportados diretamente para os delegados, o que facilita o trabalho. Mesmo com a falta de efetivo, estamos trabalhando e dando respostas positivas para a comunidade, e vamos continuar com esse trabalho a fim de buscar ainda mais segurança para Araguari e as cidades de atuação da 4ª DRPC”, destacaram.