Profissionais orientam como evitar congestionamentos nas escolas
Todo ano as cenas se repetem. Carros parando em filas duplas, e até tripla, e crianças atravessando entre os veículos para chegarem até a escola para mais um ano letivo. Embora perigosa, a prática é comum na porta das escolas em Araguari. Pais atrasados, alunos apressados e falta de espaço são os componentes para o caos que toma conta do trânsito. Muitas vezes, o problema do trânsito ocorre por falta de conscientização dos pais. Entretanto, volta às aulas voltou a deixar o trânsito ainda mais complicado em Araguari, principalmente nas ruas de escolas particulares. No entorno desses locais, o trânsito é mais prejudicado com filas duplas e excesso de veículos. Por isso, muitos pais terão que ter paciência na hora de levar ou pegar os filhos nas escolas. Isso porque com o retorno, o trânsito fica congestionado na porta das unidades escolares. Para evitar grandes problemas seria bom e necessário que a Secretaria de Trânsito – Settrans – disponibilizasse agentes de trânsito para organizar e orientar o fluxo de veículos e pedestres na porta das escolas. O que provavelmente não ocorrerá, haja vista que, a demanda pelo serviço seria grande e a disposição de agentes é pouca. As prefeituras de diversas cidades pelo país realizam operações para garantir um retorno seguro tratando-se de uma ação educativa de volta às aulas. Agentes de trânsito ficam nas portas das principais escolas da cidade para organizar o trânsito na área e evitar os congestionamentos, o que não acontece em Araguari.
PARA EVITAR O PROBLEMA, O “DIÁRIO DE ARAGUARI” TRAZ DICAS PARA OS PAIS:
– Evite sair atrasados das residências em direção à escola, a fim de evitar qualquer contratempo no meio do caminho.
– Os pais devem estacionar em local permitido, mesmo que um pouco distante do ambiente escolar.
– Ao se aproximar da escola, os pais devem diminuir a velocidade do veículo uma vez que muitas crianças e adolescentes circulam na região.
– Os pais podem aproveitar o espaço específico de embarque e desembarque, caso a escola tenha para deixar os filhos. No entanto, nesta situação, os pais devem estar conscientes que aquele lugar deverá ser usado rapidamente.
– Evite colocar a mochila no porta-malas do automóvel
– Antecipar a entrega do dinheiro da merenda escolar.