Represa particular se rompe em Araguari
A lama atingiu várias propriedades e causou morte de peixes no Rio Piçarrão. Órgãos ambientais estiveram presentes fazendo a avaliação
No início da tarde de desta sexta-feira (31), o rompimento de uma barragem particular na região conhecida como ‘Veredinha’, assustou moradores que residem próximos ao local e principalmente quem possui propriedades ao longo do Rio Piçarrão.
A lama que se escorreu atingindo o rio acabou proporcionando cenas de devastação e sujeira, com peixes morrendo por falta de ar e se transformando em um desastre ambiental.
A Defesa Civil de Araguari, com técnicos da secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Polícia de Meio Ambiente, a Polícia Militar, Bombeiros e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM passaram à tarde no local realizando os levantamentos, e os prejuízos causados pelo rompimento desta barragem.
Ao longo da tarde, moradores do setor postavam em rede social a agonia dos peixes, que tentavam sem muitas chances sobreviver. “Um desastre com prejuízos para o meio ambiente. Infelizmente acontece e serve de lição para outros proprietários que possuem esse tipo de armazenamento de água”, destacou uma das moradoras em rede social.
A reportagem do ‘Diário de Araguari’ recebeu informações da 2º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente, que o caso será investigado pelos órgãos ambientais, inclusive com o prejuízo causado ao meio ambiente. “Realmente ocorreu esse fato e na região da Vereda com um barramento usado para armazenar água para irrigação de lavouras. A lama que desceu atingiu outras propriedades, mas, graças a Deus não teve vítimas apenas danos ao meio ambiente que já está sendo investigados pelo IGAM”, explicou o Tenente PM Sérgio Quirino, comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Araguari.