Aprovado no Edital 001/2022, do PMIC, o Curso Introdução I ao Estudo do Violoncelo chega ao seu término com louvor. Foram sete alunos iniciados com amor e técnica no estudo da música e poderão ser vistos no Recital de Violoncelo que acontecerá no dia 14 de julho de 2023 às 19 horas na Casa da Cultura Abdala Mameri.
Os alunos Yasmin, Isac, Marcella, Manuella, Amanda, Gabriella e Ellen foram de excelente desempenho no curso.
Públio Carisio de Paula fala um pouco do evento e do curso.
Sementear: Públio, qual é o sentimento no final do Curso Introdução I ao Estudo do Violoncelo?
Públio: Eu sou suspeito pra dizer porque eu amo o que faço, amo as crianças e esta Casa, a de pedra e a invisível, que é o ideal. Sei o quanto tudo para ser construido e mantido exige de nós. O sentimento é de realização. Ver as crianças que antes nem sabiam o que era um violoncelo e hoje dele extraem, como alunos, músicas e sons que obedecem regras rígidas e até complexas. O desenvolvimento motor e cognitivo, afetivo e autoestima, a convivência em grupo e o respeito pelo diferente, a cosntrução de valores e a perspectiva de crescimento cidadão. O sentimento, de verdade é de realização.
Sementear: O PMIC, a FAEC, o governo municipal, qual o sentimento?
Públio: Não somos políticos partidários, somos dos inteiros. Queremos a harmonia e a construção de uma Era Nova, baseada na justição social e no amor ao próximo. Entendo o sistema político administrativo de nossa Nação e tenho minhas opiniões ‘políticas’. Mas, indo diretamente à resposta, vejo, como voluntário do setor cultural, educacional e social, que avançamos significativamente no período em que Rentato Carvalho, prefeito assumiu seu cargo. Bem antes de sua candidatura, atuamos com vários outros colegas da cultura no Forum Permanente de Cultura de Araguari, como sociedade civil pedindo cumprimento das leis da cultura e o alinhamento de Araguari com as políticas estaduais e federais. Isso começou a andar pouco antes do Renato com mérito de muitas pessoas, e, Diogo Machado, hoje presidente da FAEC, sempre demonstrou no Forum suas habilidades e formação técnica, apto em, algum dia, desempenhar uma função tal qual a de hoje. Daí, com a vontade dos representantes à frente das Instituições, tudo caminhou. O PMIC voltou para ficar e o caminho continua sendo trilhado. Araguari será um Centro de Cultura e Arte no Interior do Brasil e ficamos orgulhosos de participar dessa construção. Todas as Associações e Artistas de Araguari estão engajados em profissionalizarem-se, desde a Cultura Popular ao Erudito, formando uma grande família pelo bom, o belo e o nobre.
Sementear: Como os diretores da Sementear vêm o progresso dos meninos e da Instituição?
Públio: Pelo que temos tratado a respeito, repito que o sentimento de realização é o que prevalece. No entanto, temos muito que aprender e crescer. Nossa vontade é construir em conjunto uma Araguari que brilhe a sua luz. A Sementear trabalha pela Beleza, ela salvará o mundo conforme o autor Russo. E Beleza transmite esperança, confiança, trabalho. Quando vemos as crianças de 8, 9, 10, 11 anos tocacando Beethoven, não com exclusão de outros autores e outros gêneros musicais e instrumentais, isso nos faz saber que o amanhã será diferente. Ou temos certeza do que fazemos ou nada mudará. Assim, agradecemos a todos os que fazem parte dessa caminhada desde o PMIC, a administração Pública, as Autoridades constituidas, a sociedade civil, as empresas, enfim, a Deus, por juntos seguirmos em frente, sem olhar para trás. Luiz Carlos, Maria de Fátima, Juscelino e os demais diretores sempre foram compreensivos com minhas limitações e acompanham de pertinho cada detalhe. Vibram com os progressos, consternam-se com os desafios e surpresas que nos colhem de inopino. Mas o que fica é que juntos formamos um grupo que ama o que faz, já caminhamos juntos ‘há muito’ e isso fortalece nossos ideias educacionais, culturais e sociais.
Sementear: Fale sobre o Recital ao encerrarmos essa breve entrevista.
Públio: Teremos no dia 14/07/2023, 19:00 horas na Casa da Cultura Abdala Mameri o fechamento desse módulo de iniciação ao violoncelo. Os menios PMIC tocarão sozinhos, com os mais adiantados e com nossa ilustre participação especial o cantador Luiz Salgado. Venham assistir nossa apresentação e tenho certeza que todos se emocionarão. Agradeço a Deus a subida honra de servir nesta Casa e nesta Causa.