SaúdeSegurança

Bombeiros orientam sobre acionamentos equivocados.

Um fato ocorrido no início da semana repercutiu nas redes sociais, e como sempre, muitas pessoas opinaram sem o devido conhecimento. A postagem de um gato no topo de um poste de iluminação pública fez com que muitas cobranças equivocadas fossem direcionadas ao Corpo de Bombeiros. Na publicação, muitas pessoas cobravam que acionaram os Bombeiros, e que não foi dada a atenção especial, quando na verdade o atendente dos Bombeiros passou todas as informações necessárias a quem a solicitante deveria procurar. Em nota, a 2ª Companhia de Bombeiros esclareceu que esse resgate teria que ser efetuado pela Companhia Energética de Minas Gerais, pelo fato que, somente a Cemig e seus prestadores de serviço podem subir nos postes com fios de alta tensão. “Não executamos intervenções em rede elétrica, ainda mais em rede de alta tensão. O solicitante foi orientado a ligar 116 – Cemig – e requisitar a retirada do animal. Posteriormente, o animal foi socorrido justamente por uma equipe prestadora de serviços da Cemig.

Acionamento para uma ocorrência que seria com a Cemig desencadeou cobranças erradas para os Bombeiros

 “Deixamos claro aqui que atendemos todas as ocorrências solicitadas. O atendimento pode demorar devido a alta demanda do dia e às prioridades de atendimento, mas, todos os chamados são atendidos”, ressalta a nota.

Chamadas de forma errada como essa são sempre destinadas não somente ao Corpo de Bombeiros, mas para a Polícia Militar e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. As pessoas da comunidade precisam atender e procurar saber qual o serviço antes de solicitar atendimento em qualquer que seja a ocorrência. Muitas vezes, o SAMU depara com solicitantes que acionam o serviço e quando os profissionais chegam ao local deparam com a situação bem diferente ao que foi passada pelo solicitante. Isso acaba impactando em outras ocorrências mais graves que realmente necessitam dos primeiros-socorros de forma mais rápida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo