Geral

Dia Nacional do Rotary é comemorado hoje, 23 de fevereiro

Rotarianos celebram 118 anos de fundação do Rotary no mundo. Entidades não governamentais em Araguari prestam constantes ações e projetos que beneficiam a comunidade

Hoje (23) é celebrado o Dia do Rotary. “Dar de si, antes de pensar em si”. Esse é o lema que norteia os rotarianos. A maior organização não governamental sem fins lucrativos do mundo completa 118 anos de fundação. Com mais de 1 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35 mil Rotary Clubes em mais de 200 países e regiões geográficas do mundo, os rotarianos são pessoas em ação que desenvolvem projetos com o objetivo de ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas de enfoque: água, saneamento e higiene; prevenção e tratamento de doenças; saúde materno-infantil; desenvolvimento econômico comunitário; meio ambiente; educação básica e alfabetização e consolidação da paz e prevenção de conflitos. Ou seja, são 118 anos trabalhando em prol de uma sociedade melhor.


ARAGUARI
O Rotary Club de Araguari existe há mais de 80 anos, e durante esse período, já realizou inúmeros projetos, sendo impossível mensurar a quantidade de pessoas beneficiadas. Além de doações para a Fundação Rotária, ações de conscientização, limpeza ambiental e plantio de árvores, palestras, encontros e cursos sobre liderança e outros temas, visitas e apoio a asilos, escolas e casas que abrigam menores, e instituições religiosas, Projeto CAMINHO DA FÉ, Empresas Cidadãs, ações essas realizadas em conjunto com a Casa da Amizade, vale ressaltar também outros projetos e ações, que sempre contam com o valioso apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários dos quais se destacam:

– BANCO ORTOPÉDICO, que possui equipamentos de apoio a pessoas da comunidade com necessidades especiais temporárias ou não, por meio do empréstimo de cadeiras de roda, cadeiras de banho, andadores, muletas, camas hospitalares, entre outros.

– PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS, que oferece a jovens entre 15 a 18 anos a oportunidade de viver noutro país durante um ano. Como cidadãos globais, eles não somente aprendem uma nova língua e uma nova cultura, mas também desenvolvem habilidades de liderança. Já enviamos e recebemos bem mais de uma centena de jovens, cujas vidas foram impactadas e transformadas por esse maravilhoso programa de Rotary.

– DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, (máscaras de proteção e face shield) para profissionais da saúde e pacientes em tratamento de câncer, em campanha de combate ao COVID 19.

– INTERCÂMBIO ROTÁRIO DA AMIZADE, programa de intercâmbio internacional por meio do qual seus participantes (rotarianos e amigos do Rotary) revezam visitas uns aos outros, estabelecendo uma base para a paz e serviços humanitários, oportunidades para envolvimento ativo e apoio a projetos, além da possibilidade de encontrar parceiros para subsídios futuros.

– ROTA 4470 E CARREATA DO BEM, projetos de conscientização pública e em apoio à luta contra a paralisia infantil e campanhas de vacinação nacional, com foco no sarampo, hepatite C e outras doenças.

– LACRE DE RODAS, campanha em prol da coleta de lacres de alumínio, os quais são vendidos e cuja renda é revertida na aquisição de cadeiras de rodas para o Banco Ortopédico. Estima-se que mais de meia tonelada de lacres foram adquiridos nas últimas campanhas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo