Geral

Dengue: redobre a atenção no período de chuva e altas temperaturas

O Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade de atenção redobrada na eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypt. População deve estar atenta

A Secretaria de Saúde de Araguari, pelo Departamento de Zoonoses, alerta para a necessidade de atenção redobrada na eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypt devido às chuvas que chegam à cidade. E a previsão é que o tempo chuvoso permaneça durante o fim de semana intercalando chuva e sol quente em alguns dias. O Departamento ressalta que, independente da quantidade de chuvas, recipientes com acúmulo de água e o calor são propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, é importante que as pessoas sejam responsáveis e verifiquem suas casas e comércios em busca de possíveis criadouros. O Aedes aegypti vive em ambiente público e domiciliar. O poder de reprodução é enorme. O ovo do mosquito da dengue consegue sobreviver por mais de um ano, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Por isso, para a prevenção dessas doenças, é fundamental evitar o acúmulo de água parada que não pode ser protegida. Algumas recomendações são fundamentais como separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na porta de casa ou na calçada, somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos. Vale destacar que uma tampinha de refrigerante, um copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito.

Limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa, por exemplo, são outras importantes ações que, se realizadas regularmente, evitam focos do Aedes Aegypti.

LIMPEZA

O Departamento de Zoonoses reforça o alerta à população ao que se refere à continuidade dos cuidados necessários, tanto em casa quanto no local de trabalho. Entre as principais recomendações, está a limpeza de quintais e a retirada do acumulo de água parada.

Aquela simples tampinha de garrafa pet, esquecida no quintal de casa por alguns dias recebendo sol e chuva, pode se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti. O setor de Zoonoses ressalta ainda que os trabalhos no combate ao mosquito Aedes aegypti, continuam diários em residências, comércios, praças e terrenos baldios.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo