Cultura

DIÁRIO DOS IMORTAIS

Para tudo existe um começo

Por Joelson Silvano de Moura – Presidente da ALAA

Para tudo existe um começo, e um começo vem de um sonho, de um idealizador. Iremos relatar neste espaço alguma passagem da história da Academia de Letras e Artes de Araguari, assim como a sua fundação, acontecimentos e vida de seus acadêmicos.

Para dar início, de uma forma bem simplificada, eis como se deu a criação e fundação da ALAA – Academia de Letras e Artes de Araguari, e para conhecimento e divulgação desta grandiosa entidade.

Pois bem, no corrido ano de 1968, na cidade de Araguari, um grupo de cidadãos araguarinos, onde a frente estava o então apaixonado pelas letras, o Professor, escritor, poeta e jornalista Abdala Mameri. Esses apaixonados pelas letras se reuniram  para criar uma entidade que pudesse congregar jovens e adultos, com o intuito de incentivar a leitura e o amor pelas letras, sendo criado inicialmente com o nome de Academia de Letras de Araguari – ALA, voltada à literatura. Posteriormente, introduzam as artes, passando a ser chamada de Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA, onde passaram a fazer parte desta gloriosa entidade todos os seguimentos artísticos, como músicos, cantores, artistas plásticos, escritores, jornalistas, artesãos, contadores de histórias, entre muitos outros segmentos artísticos e culturais. A Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA, foi criada para ser uma entidade de caráter cultural, voltada às atividades socioculturais, que teria por objetivo o incentivo às letras e às artes em qualquer modalidade, promovendo concursos literários em prosa e verso, exposição de livros, jornais, fotografias, desenhos, pinturas, trabalhos artesanais e qualquer outra manifestação artística e cultural. A ALAA ainda teria a realização de palestras, conferências, edição de livros, defendendo o patrimônio histórico, artístico, cultural e folclórico, participando também de atividades sociais, beneficentes, filantrópicas, firmando parcerias com diversas entidades do setor artístico cultural.

Passados cinquenta e quatro anos, indiscutivelmente, muito se deve àquele grupo de pioneiros formado por sonhadores, pensadores e idealizadores, os quais sempre buscaram o melhor para a cultura da nossa terra. Com o passar do tempo, novos objetivos foram surgindo e agregando valores na composição do grupo, definindo e expandindo ainda mais sua abrangência na área cultural e social, contemplando assim novos compromissos e responsabilidades para a entidade. Entre esses objetivos podemos citar o Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, exposição de livros, exposição pinturas, trabalhos artesanais, apresentações musicais, saraus, apoio a novos escritores e diversas parcerias com outras associações, assim como participação em concursos literários de outras entidades,  e o que mais representar as manifestações artísticas e cultural ; também em defender o patrimônio histórico, artístico cultural e folclórico; participando de atividades sociais, beneficentes e filantrópicas; firmando convênios com instituições governamentais, públicas e privadas, para execução de programas e projetos de interesse artístico-cultural.

A Academia de Letras e Artes de Araguari obedece aos mesmos critérios da Academia Brasileira de Letras – instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro.

A entidade hoje conta com trinta e quatro membros efetivos, podendo chegar a no máximo quarenta acadêmicos, sendo que a cadeira de nº 01 é reservada ao patrono e fundador da academia Abdala Mameri. No princípio, os membros eram convidados por se destacarem no meio das artes, ou seja, aquele que colaborava expressivamente para a cultura e a arte em geral no município.

Duas grandes conquistas da entidade ao longo desses anos, juntamente com a Câmara Municipal de Araguari, são motivos de júbilo para os acadêmicos que foram, a Lei Municipal 3.855, de 8 de maio de 2003 – que criou o Dia do Romancista em 24 de abril – data de aniversário natalício do escritor araguarino, o romancista Geraldo França de Lima, imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupava a cadeira 31. E a Lei Municipal 5.568, de 16 de junho de 2015 – pela qual foi criado o Dia das Letras e das Artes Professor Abdala Mameri – comemorado em 7 de março, visando conscientizar a população da importância histórica da ALAA, fundada por este grande representante que se destacou como jornalista, professor, escritor e poeta.

Durante trinta anos o dedicado e abnegado professor Abdala Mameri conduziu os destinos da entidade, de 6 de agosto de 1968 à 28 de novembro de 1998, quando veio a falecer. Posteriormente, foram presidentes da entidade: Dr. Achiles Barbosa ( 28 de novembro de 1998 a 20 de outubro de 2005), Gessy Carísio de Paula ( 20 de outubro de 2005 a 28 de janeiro de 2011) , Regina Maria Duarte Mota ( 28 de janeiro de 2011 a 27 de fevereiro de 2015)  , Therezinha Rodrigues Reis ( 27 de fevereiro de 2015 a 10 de fevereiro de 2017).   , Edmar César Alves ( 10 de fevereiro de 2017 a 14 de fevereiro de 2020)   , Janice Lelis Gondim Borges ( 14 de fevereiro de 2020 a 18 de fevereiro de 2022), e atualmente o professor e escritor Joelson Silvano de Moura ( Biênio 2022/2024), sendo  o  8º presidente da Academia em seus 54 anos de existência. A esses abnegados confrades e confreiras que se dedicaram a manter firme o propósito e o legado de Abdala Mameri, marchando em ritmo permanente, com insistência, perseverança e comprometimento com a entidade, fica aqui o reconhecimento e a gratidão de sempre.

Graças ao Educador, literato, poeta, jornalista e acima de tudo humanista, há cinquenta e quatro anos fora fundada e instituída a Academia de Letras e Artes de Araguari, que vem colaborando para o enriquecimento das artes e da cultura na cidade de Araguari desde então.

O ponto alto de nossas realizações acontece com o Concurso Nacional de Contos e Poesias, anualmente levado a efeito com a participação de todo o país, fazendo de Araguari ponto de convergência nacional das atenções literárias, sendo o nome da cidade levado a cada canto do Brasil. A solenidade de premiação e diplomação dos vencedores é questão de honra e orgulho para todos os acadêmicos. Tradicionalmente o concurso é lançado durante o mês de março e tem a sua culminância no mês de novembro.

Atualmente a Academia realizou o 53º Concurso Nacional de Contos e Poesias em parceria com a FAEC – Fundação araguarina de educação e cultura. Essa parceria será mantida no ano de 2023 e já se prepara para lançar o 54º certame literário que teve seu embrião lançado no ano de 1969, um ano após a criação da entidade, tendo sido realizado ininterruptamente durante esses 54 anos.  A última edição do concurso, o 53º concurso nacional de contos e poesias “Abdala Mameri” realizado no ano de 2022, alcançou uma margem bem expressiva de inscrições. Quem participa ou já participou de qualquer uma das edições se torna amigo especial, que aguardam com ansiedade o lançamento do próximo, firmando nesse intercâmbio o respeito pelo fundador e o engrandecimento do mesmo, ficando assim marcados para todo o sempre. Por isso nos empenhamos em elevar o nome da Academia de Letras e Artes de Araguari – para manter vivo o nome de seu fundador e de nossa amada instituição.

Muitas coisas poderiam ser contadas aqui, pois o espaço percorrido em cinquenta e quatro anos nos proporcionou lindas histórias, lições de vida, de fraternidade e carinho, além dos diversos trabalhos e obras literárias que se consolidaram, em vários estilos, enriquecendo as letras e as artes a título de Araguari, Minas e pelo Brasil a fora.

E que o ano de 2023 traga muitas novidades e reconhecimentos para esta instituição das artes e da cultura, a nossa Alaa – Academia de Letras e artes de Araguari.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo