Gira Sol

Coluna Ecológica Gira Sol em Ação

Ecoturminha no Passinho Ecológico

O Programa de Educação Ambiental Gira Sol da Secretaria Municipal de Educação registrou o trabalho ambiental desenvolvido nas unidades municipais de ensino após o lançamento do caderno “Ecoturminha no Passinho Ecológico!”. Um caderno de atividades ambientais de cunho pedagógico que veio para dar suporte e apoio ao professor no dia a dia da sala de aula, como também, nos deveres de “para casa”. Um material elaborado com o objetivo de trazer para o aluno o prazer de conhecer melhor o meio ambiente, do qual ele faz parte e pode fazer a diferença como protetor e incentivador de como cuidar do nosso Planeta como um todo.

A autora do caderno Sílvia Helena Fernandes Sousa – Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol contou com o apoio efetivo da Doutora Lílian Tobias – Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Gilmar Gonçalves Chaves – Secretário Municipal de Educação, com a revisão gramatical e apoio de Clenilda Resende da Silva e Valéria de Sousa Mamede Alves – Equipe do Programa Gira Sol, ilustração e arte final de Marcos Dal Bó, com produção gráfica da Minas Editora. Uma soma de esforços que resultou num caderno recheado de atividades voltadas para a Educação Infantil e para os primeiros anos do Ensino Fundamental, ressaltando a Ecoturminha que veio para ensinar valores, ações que educam e ajudam a cuidar do meio ambiente, em cada página uma lição de vida.

E nossas escolas e creches estão respondendo ao propósito de construir através da educação ambiental a ideia de um planeta melhor no futuro, concretizar hábitos saudáveis, restaurar valores de proteção às pessoas, água, árvores, animais …, ou seja, ao meio ambiente como um todo.

O caderno de Atividades Ambientais ressalta também a coleta seletiva e a sustentabilidade, temas de suma importância que podem comprometer o futuro, caso não sejam colocados em prática. Tais assuntos podem ser trabalhados de um jeito leve, assim como deve ser a infância, da qual esperamos os frutos de um mundo melhor no futuro.

Pensando que, em cada passinho e em cada página, lições de amor e proteção são aprendidas por nossos pequenos alunos, com certeza, se concretizarão em atitudes transformadoras e diárias, o que fortalece nossa esperança de uma humanidade mais feliz e sustentável.

O Programa de Educação Ambiental trabalha o meio ambiente, acredita e mostra que através das crianças, de pequenos atos e de atitudes simples, passo a passo, podemos conseguir mudar as ações antrópicas que destroem o ecossistema e traz a tristeza da destruição das grandes catástrofes ambientais.  Se nos conscientizarmos hoje, o amanhã será mais salutar, com melhor qualidade de vida.

O Programa de Educação Ambiental Gira Sol está lançando a semente do verdadeiro amor e respeito por todos os seres vivos…”

Secretaria Municipal de Educação / Programa de Educação Ambiental Gira Sol / Apoio: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo