EducaçãoGira Sol

Coluna Gira Sol: Preservação do Meio Ambiente

O Meio Ambiente é realmente o espelho de Deus! Diante de nossos olhos, cores exuberantes que a natureza nos oferece, tudo deslumbrante, feito na medida, a teia da vida onde tudo se complementa. E correndo diariamente com nossas questões pessoais tudo passa despercebido, sem importância. Queremos conquistar nossos ideais, nos favorecer sempre e esquecemos que somos um conjunto de elementos dessa natureza e o reflexo do Criador. A energia cósmica nos move numa incansável busca de realizações diárias, tudo em função de nossos sonhos fazendo a vida ficar em constante rotação e envolve o ser humano de tal forma, que não lembramos mais daquilo que é fundamental em relação ao planeta e a missão de viver vai perdendo sua essência.  Assim, começa o desiquilíbrio ambiental! O nosso meio ambiente que era para ser cuidado e defendido como nossa casa torna-se alvo de exploração e ganância, o ecossistema recebe das ações do homem, medidas de distorções e desajustes que modificam sua composição natural. Basta observarmos, por exemplo, as mudanças climáticas para entendermos que é questão de tempo para o nosso Planeta entrar em colapso devido às modificações antrópicas. Mas no meio dessa trajetória encontramos pessoas que fazem a diferença, levantam todos os dias buscando encontrar soluções e provocando situações de conscientização ambiental. Preservação, conservação, melhoria e defesa do meio ambiente, uma luta constante em prol da vida, o que justifica ressaltar verdadeiros guardiões ambientais com títulos de Honra ao Mérito!

Destaque para a Doutora Lílian Tobias (Promotora de Justiça do Meio Ambiente/ Ministério Público do Estado de Minas Gerais), Sílvia Helena Fernandes de Sousa (Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol/Secretaria Municipal de Educação), Sérgio Abadio Alves (Técnico em Meio Ambiente/Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Helaine Maria Naves dos Santos (Geógrafa/Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Glaucimar Soares Silva Vieira (Geógrafa/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Sandra Graciele Pereira Diniz (Bióloga/Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

 Os Certificados foram entregues pelo Secretário de Meio Ambiente Guilherme Santana pelo reconhecimento por anos de significativa contribuição e pelas ações em defesa do meio ambiente no município.

Na trajetória de cada pessoa lembrada, histórias de quem vivenciou ações que foram marcantes para a nossa cidade, e que, se fossem colocadas no papel renderiam vários livros; em cada árvore plantada, por exemplo, foram tantas que já perderam a conta, um mimo diante dos olhos de Deus e uma semente de esperança deixada na terra fértil do futuro.

O tempo não parou por aqui, ainda é longo o caminho a percorrer em busca da tão sonhada conscientização ambiental.

Agradecimento especial ao Senhor Guilherme Santana, Secretário Municipal de Meio Ambiente, pela homenagem e pelo reconhecimento do trabalho ambiental realizado pelas pessoas reverenciadas anteriormente e, por também, estar fazendo uma participação ímpar na Educação Ambiental e proteção do meio ambiente em nosso município. Afinal, Meio Ambiente, somos todos nós!

Coleta Seletiva

O Programa de Educação Ambiental Gira Sol da Secretaria Municipal de Educação entregou o último kit de Lixeira da Coleta Seletiva para a Promotoria do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, aqui em Araguari, no dia 26 de outubro de 2023. Já foram contempladas todas as instituições de ensino municipais e estaduais, como também, várias instituições públicas de nossa cidade. Um trabalho de conscientização ambiental que só foi possível ser realizado com o apoio do Ministério Público, com recursos oriundos de TACs. Agradecimento efusivo ao Ministério Público do Estado de Minas Gerias que através da Promotora de Justiça, Doutora Lílian Tobias, vem fortalecendo o trabalho de Educação Ambiental em nosso município.

“O conceito de harmonia com a natureza é a sinfonia da vida que todos devemos tocar.”

Secretaria Municipal de Educação

Programa de Educação Ambiental Gira Sol

Apoio: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo