Cultura
Tendência

Araguari se prepara para celebrar N.S. do Rosário e São Benedito

Católicos celebrarão, a partir do dia 30 de setembro, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A festa seguira até dia 9 de outubro. Ternos de Congados se preparam para mais uma novena

Vai começar mais uma edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Araguari, uma das maiores e mais importantes festas religiosas de Minas Gerais. A grandiosa Festa que louva os santos católicos ocorre todos os anos em outubro e é encerrada com a retirada do mastro e a despedida dos Reis do Congado. O tradicional evento reverencia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e consolida a fé e a religiosidade da comunidade. A festa este ano é marcada pelo retorno das atividades religiosas completamente presenciais depois de um difícil período de pandemia e traz como tema central “Com Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, vivamos sob a luz da Fe”. Todos os dias serão realizados a oração do terço, às 18h30, seguida pela missa as 19h30. Logo após, a animação continua na grande barraca que oferecerá deliciosos quitutes e entretenimentos diversos. A grande atração da programação social fica por conta do show de prêmios que oferecerá premiação em dinheiro um salário mínimo, além de vários outros prêmios. Para dar início a programação festiva no dia 30 de setembro será realizada a tradicional alvorada pontualmente as 6h30 e, logo em seguida será servido o café da manha aos ternos do congado.

DIA DA FESTA

No dia 9, dia do encerramento, as celebrações têm início também às 6h30 com mais uma alvorada de fogos. Ainda pela manhã, as 10h tem a celebração da missa com a participação do Congado.

A noite ocorre a procissão e missa campal. Haverá ainda a retirada do mastro e despedida dos reis do Congado.

A FESTA DO CONGADO

Muito aguardada pela população, é uma celebração cultural e religiosa, com influências africanas, que explica, por meio da dança e da música, a vida de São Benedito e o encontro de Nossa Senhora do Rosário nas águas. A festa é composta por Moçambiques, Congos, Catupés e Marinheiros. Os grupos de Congados caminham pelas ruas da cidade, neste ano 15 ternos estão confirmados para as celebrações.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo