GeralGira Sol

 Prática de Proteção aos Animais Acontece no Curral Municipal

A Secretaria Municipal de Educação através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, juntamente com as Secretarias de Agricultura, Serviços Urbanos e Distritais e Polícia Ambiental, promoveram, no Curral Municipal, uma aula diferente para alunos do CAIC- Dr. Arcino Santos Laureano e da Escola Municipal Neusa Rodrigues Teixeira sobre o projeto “Cuidado e Proteção com os Animais”.

Os alunos foram recebidos pela Secretária Municipal de Educação Cristiane Nery que deu as boas-vindas e falou da importância de trabalhar esse projeto, de respeitarmos e cuidarmos dos animais que fazem parte de nossas vidas, que estão em nossas casas e do carinho que temos que ter com eles. O Secretário de Serviços Urbanos e Distritais, o Sr. Cristiano Gimenes Carvalho, também saudou as crianças e reforçou a necessidade de desenvolver este projeto dos animais.

Os policiais ambientais Sargentos Wagner e Talles explicaram sobre o papel da polícia ambiental em defender os animais e proteger o meio ambiente como um todo, e como cada um pode fazer a sua parte. Interagiram com os alunos e os conscientizaram sobre o respeito pelos animais. O veterinário Marcelo e o Sr. Etel falaram como funciona o curral municipal, a partir do momento da captura dos animais que são de grande porte. O animal recebe um chip, para ser acompanhado futuramente, é alimentado e medicado com toda atenção necessária para sua recuperação. O dono do animal apreendido tem até dez dias para buscá-lo e para retirá-lo do Curral Municipal, paga as diárias e uma multa pelo abandono do animal. O Sr. Marcelo disse que se a apreensão for por maus-tratos, o proprietário não pode mais recuperá-lo, ele vai direto para doação. Para uma pessoa ganhar o animal através de doação, ela precisa comprovar que tem uma propriedade na zona rural, onde possa colocá-lo e dar os devidos cuidados.

Os alunos receberam um panfleto da Ecoturminha com dicas para proteger os animais e com atividades para fixarem melhor a aprendizagem, puderam estar perto dos animais que estão dentro do curral e levaram para casa orientações importantes dos policiais ambientais de como denunciar situações de maus-tratos e abandono e da importância do amor, proteção e cuidado com os animais. O secretário Luiz Antônio de Paiva, também falou da importância do desenvolvimento do projeto de “Proteção e Cuidado com os Animais”, convidou os alunos para se tornarem protetores mirins dos animais. Todos em prol dos animais e da vida!

Agradecimento ecológico a todos que contribuem para o desenvolvimento desse projeto, às diretoras, supervisoras, professoras e aos alunos, afinal, temos que dar as mãos por um mundo melhor! Aos parceiros do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, ressaltamos nossa gratidão!

“Todo animal merece cuidado, respeito e carinho. Não abandone!”

Secretaria Municipal de Educação

Programa de Educação Ambiental Gira Sol

Apoio: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo