ColunasSegurança

Simulado de evacuação ocorrerá às margens do Rio Araguari.

Nos dias 08 e 22 de outubro de 2023 a população rural residente a jusante das barragens das Usinas Hidrelétricas Amador Aguiar I e II, no rio Araguari, participarão de um exercício simulado de evacuação de área, previsto no Plano de Ação de Emergência – PAE – das usinas hidrelétricas do CCBE. Este será o 2º simulado coordenado pelo Grupo de Trabalho, composto por representantes das Defesas Civis Municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Consórcio Capim Branco Energia, além do apoio do IEF e Polícia de Meio Ambiente.

Os exercícios ocorrerão em caráter preventivo, atendendo as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 14.066/2020) regulamentada pela resolução Aneel 1.064/2023 e a Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012).

O principal objetivo dos simulados de evacuação de área é promover a cultura de segurança junto a população rural localizada na Zona de Autossalvamento – ZAS – com relação a existência do sistema de alerta implantado na região, além de capacitar os órgãos de proteção e Defesas Civis municipais para atuarem no atendimento e resposta para esse cenário.

O trabalho de planejamento para execução desses treinamentos foi iniciado em março deste ano, envolvendo reuniões, elaboração e divulgação de conteúdo, atualização do cadastramento da população rural localizada a jusante das barragens, testes audíveis das estações remotas. Todo este trabalho foi feito com transparência e participação dos órgãos de proteção, defesa civil e representantes da comunidade rural.

Dinâmica

Às 10h30min dos dias 08 e 22 de outubro, um sinal sonoro (voz e som) será acionado simultaneamente em 05 estações remotas (sirenes) implantadas a jusante de cada usina. A população rural localizada às margens do rio deverá seguir a sinalização das rotas de fuga até os pontos de encontro localizados próximos a suas residências. Os moradores serão recepcionados por equipes do grupo de trabalho e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

Sistema de Comando em Operações (SCO)

Para cada dia de treinamento será estruturado um Sistema de Comando em Operações (SCO) onde termos o apoio de ambulância, helicóptero a concentração de toda equipe que trabalhará nos simulados. A equipe de assessoria de imprensa estará à disposição nos dias dos simulados para oferecer suporte ao seu trabalho e acompanhá-los durante a programação da ação. Essa equipe estará disponível a partir das 07 horas conforme locais e links abaixo:

SCO SIMULADO DA UHE AMADOR AGUIAR I

Local: Igreja São José – Tenda do Moreno (km 06 da Rodovia Municipal 030 – Pau Furado)

Data: 08/10

Horário: 08 as 14h

Link: https://maps.app.goo.gl/fxFzg26YogAKtEWj6

SCO SIMULADO DA UHE AMADOR AGUIAR IU

Local: Campo Futebol do Distrito de Martinésia

Data:22/10

Horário: 08 as 14h

Link: https://maps.app.goo.gl/3YZYeCPM3LkcJqPAA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo