Tops

MARIANA NADER BOSI

PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES À LINDA E SUPER QUERIDA MARIANA NADER BOSI!!!

Aniversariar é a oportunidade de refletir sobre os acontecimentos de nossas vidas… Momento de agradecer por mais um ano de experiência, pois a vida é um constante aprendizado. Essa data faz nascer a esperança no coração de que os dias vindouros serão melhores, porque temos a chance de planejá-los e vivê-los ao lado daqueles que amamos. Viver é uma arte que está em nossas mãos e, para se encontrar o caminho não importa onde se esteja e sim onde se quer chegar. Que a nova idade traga tudo de mais abençoado que possa existir e que venha acompanhada de saúde, paz e muitas outras grandes realizações!!!

APRENDA A CONSTRUIR SUA AUTOESTIMA

Quando a gente gosta de alguém, como costuma tratar essa pessoa? No mínimo, com delicadeza, carinho e atenção, não é verdade? Se essa pessoa precisar de cuidados, ofereceremos. Se ela precisar ser ouvida, nos esforçaremos para ouvi-la. Buscaremos compreendê-la, tentaremos entender o que ela está comunicando. Não a encheremos de julgamentos, rótulos e cobranças. Ao menos isso é o que se espera quando verdadeiramente gostamos de alguém…

Se alguém que estimamos adoece, nos preocuparemos e faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar. Se porventura notarmos que seus hábitos estão prejudicando sua saúde física ou mental com certeza iremos alertar, ajudar, sentar junto e pensar alternativas. Porque é natural observar quem a gente ama. Porque é normal que se cuide de quem a gente gosta.

Levaremos essa pessoa a lugares agradáveis, nos importaremos em reconhecer seus gostos e ficaremos satisfeitos em vê-la contente. Se um dia a magoarmos nos importaremos com seus sentimentos, pediremos desculpas sinceras e com certeza buscaremos não repetir o que a magoou.

Tudo isso é o que se espera de uma relação de respeito e de amor, não é mesmo? Repense agora essas situações colocando você mesmo no lugar dessa pessoa querida que imaginamos até aqui:

•      Você se importa com seus próprios sentimentos e necessidades?

•      De vez em quando se convida para passear e viver situações que lhe deixam feliz?

•      Importa-se com sua saúde física e mental, mobilizando meios para que ela esteja sempre em dia?

•      Pede-se perdão? Perdoa-se e busca não mais repetir o que lhe magoa?

Isso é auto-estima: gostar de si mesmo e agir como tal. Quem gosta de si mesmo faz tudo isso que se espera que façamos ao outro quando o estimamos. Não se trata de egoísmo, nem de se achar melhor que o outro. É apenas oferecer a si mesmo aquilo que é bom, que faz bem, que faz crescer e ser mais feliz.

Para desenvolvermos a auto-estima precisamos nos conhecer, caminhar enfrentando o medo do novo e partir rumo à descoberta desse ser cheio de possibilidades que somos nós, humanos. Muitas vezes somos treinados ou nos treinamos a não reconhecer que somos capazes ou merecedores de amor. Precisamos olhar para isso e tratar, com muito carinho. Às vezes até estamos nos esforçando, porém volta e meia nos pegamos repetindo as mesmas crenças limitadoras. O que faríamos a alguém querido se o encontrássemos nessa situação? Provavelmente lhe daríamos a mão e caminharíamos um pouco ao seu lado, demonstrando que ele não estaria mais sozinho. Você está com você mesmo? Ou se abandona ao menor deslize? Ou atira pedras ao menor sinal de erro?

Mesmo que de início não flua naturalmente (afinal fomos muito bem treinados para atirar pedras, mas pouco treinados a dar um afago e estender a mão para nós mesmos), tente observar no cotidiano o que pode oferecer a si mesmo com amor. Nas pequenas coisas podemos demonstrar tanto! Reflita: o que você pode fazer hoje, agora mesmo, para demonstrar estima a si mesmo?

A cada dia você pode ampliar o leque de práticas. Sempre tendo em mente que você pode tropeçar ainda assim, de vez em quando vai se pegar se boicotando, mas que isso não lhe retira todo o mérito da caminhada.

Estima se constrói. Com a autoestima não é diferente. Usufrua de sua companhia e inicie essa relação de amor que pode ser muito, muito frutífera!

Tenha um dia iluminado e radiante de paixão por você!!!

– GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: EDUCAÇÃO É O MELHOR MÉTODO!!! Foi-se a época em que uma menina de 12 anos só pensava em brincar de boneca. No Brasil, a idade média da população feminina para a ocorrência de gravidez é de 15,9 anos, de acordo com um estudo do Ministério da Saúde, enquanto na América Latina são 54 mil nascimentos registrados com mães menores de 15 anos.

O que falta é orientação correta para evitar uma gestação não planejada: neste ponto, os pais possuem um papel fundamental para educar os jovens sobre a saúde sexual e métodos contraceptivos.

A educação é o melhor método – Levar conhecimento aos jovens por meio de ações educativas, mostrar que existem métodos contraceptivos e indicar que eles têm acesso a diversas alternativas são medidas que podem reduzir o número de gravidez em adolescentes. Não é só responsabilidade dos jovens. Os pais, educadores e os próprios médicos podem e devem orientá-los sobre como evitar uma gravidez precoce e quais as consequências acarretadas. A educação deve começar desde cedo, tratando o assunto da reprodução humana com naturalidade e sem preconceitos. A seguir, por volta dos 9 ou 12 anos, quando os filhos tiverem em pleno desenvolvimento das suas características sexuais, a conversa pode seguir para a conscientização dos riscos de uma gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, no caso de mulheres, uma visita ao ginecologista pode ajudar muito os pais. É uma boa oportunidade para se falar de iniciação sexual, de sexo seguro e de contracepção.

Consequências para a vida toda – Ao prevenir uma gestação, os jovens podem evitar um impacto social e psicológico em uma fase importante da vida deles, onde o estudo e lazer devem ser priorizados. A gravidez não planejada neste período também pode levar a frustrações e dificuldades na formação profissional e na inserção mais tarde no mercado de trabalho. Se não for possível evitar, o mais importante nestas circunstâncias é oferecer apoio incondicional à adolescente, para minimizar os danos que certamente virão com o transcorrer desta gravidez.

Forçar o casamento pode não ser uma opção. Casamentos decididos desta maneira costumam fracassar e durar muito pouco tempo. Tudo vai depender do vínculo afetivo do jovem casal, a maneira como ambos vêem esta questão e a estrutura emocional e financeira da família.

Ao tratar do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade. Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Inclui a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids e da gravidez indesejada na adolescência, entre outras questões polêmicas. Contribui para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sócio-cultural brasileiro!!!

– BEIJO É O TERMÔMETRO DE UMA RELAÇÃO!!! Sim, o beijo fala. Pode ser longo e apaixonado, como se dissesse que o mundo lá fora pode parar; um selinho rápido, como se pedisse permissão para chegar mais perto; ou uma beijoca básica no rosto mostrando amizade. A simples descrição desses três tipos de beijo conta muito sobre o que acontece – ou ainda pode acontecer – entre você e seu amor.

A terapeuta conjugal Claudya Toledo, autora do livro “Sexo e Segredo dos Casais Felizes”, e analisou sete tipo de beijos:

•       SELINHO – Ainda que discreto, o beijo de estalinho pode ser marcante. Quem já ganhou, sabe: pode ser a porta de entrada para um contato prolongado entre duas pessoas. Esse é um beijo “acordador”. Isso acontece porque o simples toque de lábios é o primeiro contato sexual e, ainda que não seja muito íntimo, deixa no ar a promessa de que muitos beijos virão pela frente.

        BEIJO NO ROSTO – O típico beijo de amigo. Pode ser um jeito de demonstrar carinho ou simplesmente uma forma de cumprimento. Se você tiver segundas intenções, fique atento a outros sinais e movimentos do corpo. Ops! O beijo vez por outra dá um pequeno escorregão para os lábios? Sinal de que próximo passo deve ser seu.

•      BEIJO NA MÃO – Não é muito comum hoje em dia. No passado, um homem beijava a mão de uma mulher casada quando queria demonstrar respeito e admiração. A prática, porém, é pouco divulgada. Se vocês já estão juntos há mais tempo e têm intimidade, aproveite as mãos da melhor maneira. A palma da mão esquerda é o chacra do coração. Beijar e girar a língua nessa região estimula a sensualidade e causa arrepios.

•      BEIJO DE ESQUIMÓ – É quando os dois esfregam os narizes simultaneamente, da esquerda para a direita (ou vice-versa). Esse gesto pode ser feito com qualquer pessoa que você tenha afinidade. É um mimo que mostra carinho entre o casal, mas pode ser feito entre amigos.

•       BEIJO DE LÍNGUA – Esse tipo de beijo pode ter mais de um significado. Não há regras, cada um tem a sua ou seja, todo casal tem um cardápio de beijo. É uma linguagem individual que a gente desenvolve com o tempo. Assim, você descobre quando recebe um beijo amoroso ou quando recebe um beijo sensual. Vale lembrar que o segredo aqui é manter a magia. A melhor forma de saber se vocês continuam se dando bem é perceber se essa sintonia do beijo é a mesma de quando vocês se conheceram.

        BEIJO NO PESCOÇO E NA ORELHA – O beijo no pescoço e na orelha não deixa margem para dúvida. São duas preferências sexuais. A senha de acesso sexual do homem é visual e da mulher é auditiva. Então, rapazes, atenção, elas adoram ouvir alguma coisa ao pé do ouvido. Sendo assim, receber um beijo no pescoço e na orelha é a forma mais clara de mostrar que há desejo. Ok, ok. Mas sem deixar marcas, tá?

•      BEIJO NA TESTA – Se houve beijo na testa, quer dizer que há respeito e confiança. É um bom sinal, mas esse é um gesto cultural, feito pelos noivos antes da celebração do casamento.

Com toda certeza, o beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido!!!

– DICAS PARA ACABAR COM A TIMIDEZ!!! Acabar com a timidez é tarefa quase impossível para alguns. Mãos que soam, voz que sai trêmula, aumento da pressão sanguínea, tremedeira, vergonha, medo de ser rejeitado… Quem nunca passou por uma crise de timidez, que atire a primeira pedra. Veja sete dicas para treinar a desenvoltura e começar a deixar a ansiedade e nervosismo na hora de se comunicar para trás:

  • Fale ao espelho – Se o medo é fazer um discurso para um público grande, treine. Escreva tudo o que pretende falar antes e fale na frente do espelho. Isso dá mais segurança na hora de se expressar e ajuda a memoriza as palavras que serão faladas.
  • Não tenha medo do improviso – Solte uma brincadeira no meio das palavras e se não for boa de comentários, respire bem e pense no que quer falar e como quer que a pessoa compreenda o que quer dizer.
  • Invista no teatro – O teatro ajuda a expressar as idéias e sentimentos. Como a maioria dos exercícios tem contato físico e a prática exige da pessoa a expressão e falas claras, rapidinho conseguirão se expressar melhor em público sem ansiedade.
  • Experimente a dança – A dança, além de exigir a concentração, é uma prática para quem quer começar a se aproximar das pessoas com mais naturalidade. A dança pode ser individual ou com parceiros. Ao investir no esporte, além de queimar algumas calorias, a mulher conhece outras pessoas, aprende a bailar aquela música incrível que sempre quis, desenvolve novos dotes e aprende a interagir com o público.
  • Tente a música – Para quem não é chegada em movimentos, a música pode ser uma boa saída. Aprender um novo instrumento ou arriscar o gogó em uma aula de canto pode também amenizar a ansiedade na hora de falar.
  • Mantenha a calma – Ser introvertida não é defeito, lembre-se que até os atores também tem suas horas de timidez. Se passar por uma situação que sinta muita vergonha, libere o bom humor, brinque consigo e veja como as coisas podem fluir melhor. Mantenha a calma na hora de falar e se falar muito rápido pensando que as palavras poderão sair de uma vez só, saiba que terá que repetir.

Sabendo que a timidez é tratável, podemos aprender a lidar e a conviver bem com ela!!!

– MANDAMENTOS PARA UMA VIDA POSITIVA!!! A vida nunca é tão fácil quanto gostaríamos, mas também não é tão complicada quanto fazemos questão de fazê-la parecer. Na verdade, quando vivemos um problema, temos o instinto de supervalorizá-lo, de transforma-lo em algo intransponível. Mas, se existe uma verdade maior neste mundo, é que nada é impossível e tudo tem uma solução se pensarmos de maneira positiva.

Confira os mandamentos que vão te ajudar a ser mais positivo:

  • Transforme os problemas em desafios – A forma como enfrentamos os problemas faz toda a diferença. Eles não são uma barreira intransponível ou um grande aborrecimento. Problemas são desafios e, consequentemente, uma bela oportunidade de mostrar como somos capazes de superá-los.
  • Tenha uma mente aberta – Para ter pensamento positivo é fundamental ter uma mente aberta a novas ideias e opiniões diferentes das nossas. É uma fórmula de enriquecimento inesgotável.
  • Elimine as desculpas – Pior do que estar sempre lamentando é inventar desculpas. Faça o que tem que ser feito. Faça agora. Quem tem pensamento positivo faz as coisas ao invés de inventar desculpas para justificar o que não fez.
  • Fale positivamente – A linguagem é a forma como modelamos o nosso cérebro. Já com a comunicação conseguimos até moldar a forma de pensar de outras pessoas.
  • Cuide de você – É o último detalhe. Com o cabelo sujo, com uma roupa malcuidada, com cáries nos dentes, conseguirá ter um pensamento positivo? Até pode ter, mas será mais difícil!

– SIM, O CORPO FALA!!!

Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa da enfermidade seja também extinta. A cura real somente acontece do interior para o exterior.

  • Sim, diga a seu médico que você tem dor no peito, mas diga também que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia.
  • Conte a seu médico que você tem azia, mas descubra o motivo pelo qual você aumenta a produção de ácidos no estômago.
  • Relate que você tem diabetes, mas não se esqueça de dizer também que não está encontrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações.
  • Mencione que você sofre de enxaqueca, e confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e demasiadamente ansioso.
  • Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo.
  • Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de uma mágoa.
  • Pretendem a desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade.
  • Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência.
  • Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas.
  • Suplicam auxílio para os problemas de tireóide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para expressar suas legítimas necessidades.
  • Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo