Trailer de ‘Barbie’ é suspenso pelo Conar no Brasil; entenda polêmica
O filme ‘Barbie’ estreia na próxima quinta-feira (20) nos cinemas do Brasil. No entanto, pouco mais de uma semana antes, um dos trailers da obra da diretora Greta Gerwig teve a exibição interrompida pelo Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária (Conar) nas salas de cinema nacionais.
O trailer em questão é justamente o primeiro, que mostra a protagonista Margot Robbie como a primeira Barbie, usando o maiô preto e branco. Quando a boneca gigante aparece, em uma referência a ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’, as meninas ao redor quebram cabeças de outros brinquedos.
O Conar proibiu a peça publicitária em salas de cinema com sessões de filmes classificados para menores de 12 anos. Essa é justamente a classificação indicativa do longa da boneca mais famosa do mundo.
O trailer viola a Seção 11 no Artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. A peça publicitária traz “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”, para a relatora da representação.
A liminar do conselho foi emitida na última sexta-feira (7), após dezenas de denúncias de consumidores, e é válida até a próxima reunião da diretoria do conselho. Segundo o Conar, a decisão “visa única e exclusivamente o anúncio, uma vez que o filme é obra artística”.
‘Barbie’ tem no elenco, além de Margot Robbie como a personagem título, Ryan Gosling como Ken. Kate McKinnon, Issa Rae, Hari Nef, Alexandra Shipp, Emma Mackey, Sharon Rooney, Dua Lipa, Nicola Coughlan, Ana Cruz Kayne e Ritu Arya como as outras Barbies. Kingsley Ben-Adir, Simu Liu, Scott Evans, Ncuti Gatwa e John Cena são as variações do Ken.
Fontes: O Globo / Splash