Educação

Araguari e outras cinco cidades de Minas são contempladas no Internet Brasil

O Programa Internet Brasil, que leva internet banda larga gratuita para estudantes da rede pública de ensino, iniciou o processo de expansão pelo país e chegou a Minas Gerais. Em janeiro deste ano foi publicada uma portaria interministerial que ampliava os municípios elegíveis para a primeira fase da Prova de Conceito – PoC – do programa, contemplando as cidades de Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia.

Desse modo, na segunda-feira (27), estiveram em Araguari, para visita técnica, os representantes do programa Internet Brasil, Hugo Monteiro, o Gerente de Projetos do Ministério das Comunicações – Mcom e Bianca Andrade, Analista de Negócios da Rede Nacional de Pesquisa – RNP. Na oportunidade, a comitiva esteve no Centro Educacional Papa João XXIII, sob direção de Adriana Corcino Resende Nunes, unidade que receberá o programa. Neste primeiro momento, para as seis cidades, a expectativa é que sejam distribuídos cerca de 900 chips a estudantes, integrantes de famílias inscritas no CadÚnico que cursem o Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, ou Ensino Médio na rede pública de ensino. Cada aluno que receber um chip, contará com 20 gigabytes mensais para acessar a internet móvel. O projeto-piloto é executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Em Araguari, serão distribuídos neste primeiro momento 175 chips de 20 gigabytes mensais, para alunos que estudam no CEM Papa João XXII, do 3º ao 9º ano. A estimativa é de também estender para demais alunos da Rede Municipal de Ensino.

SOBRE O PROGRAMA INTERNET BRASIL
O Internet Brasil é um programa que foi criado para democratizar o acesso à conectividade no país e promover a inclusão digital. Por meio da distribuição de chips, estudantes e famílias do CadÚnico poderão ter acesso a recursos educacionais digitais, ampliar a participação em atividades pedagógicas remotas, além de apoiar políticas públicas, incluindo ações do Governo Digital. O programa iniciou-se em 2021 atendendo a região nordeste do Brasil, sendo estendido para três cidades mineiras. A implementação está acontecendo de maneira gradual, a princípio serão contemplados 10.000 mil alunos no país. O acesso à internet se dará através da disponibilização de chip e pacote de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo